CIDADES
Quarta-feira, 09 de Novembro de 2011, 19h:53
A
A
UFMT
Julgamento de Tabory durará 2 dias
DANIELLY TONIN
Da Reportagem/Rondonópolis
O julgamento do ex-funcionário público federal Jorge Luiz Tabory, que é acusado de ser o mandante do triplo assassinato que vitimou a pró-reitora do Campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sorahia Miranda de Lima, o professor da instituição, Alessandro Luiz Fraga, e o presidente do Campus, Luiz Mauro Pires Russo, terá início às 9 horas de hoje, com previsão de ser concluído até as 18 horas de sexta-feira. O julgamento ocorrerá no Tribunal do Júri em Rondonópolis e será presidido pela juíza Federal Tânia Zucchi de Moraes. A previsão é que o julgamento dure dois dias em função do grande número de testemunhas de defesa e acusação. Serão ouvidos conhecidos e amigos das vítimas e do réu, além de professores da UFMT. O executor do crime, o lavador de carros Jaeder Silveira dos Santos, que foi julgado em 2008 pelo triplo homicídio e condenado a 33 anos de prisão, não testemunhará no caso, já que se beneficiou da delação premiada, apontando Tabory como o mandante do crime. Com a conclusão das investigações da PF, foi possível revelar o suposto motivo do crime: apesar da condição de servidor público federal da UFMT, Jorge Tabory mantinha há vários anos contratos irregulares com a universidade para a prestação de serviços de lavagem de veículos oficiais. Para simular a legalidade aos contratos, a empresa de lava-jato estava em nome de um laranja. Após tomar conhecimento das irregularidades nos contratos, a pró-reitora passou a viabilizar uma forma de lavar os veículos na própria UFMT com o apoio de Luiz Mauro, que ocupava a função de prefeito do campus na época. Os servidores da UFMT foram assassinados a tiros em frente à casa da pró-reitora, no bairro Colina Verde, por volta das 23h30, quando retornavam à cidade depois de participar de uma reunião em Cuiabá.