Os estudantes que se inscreveram para o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso devem ficar atentos a algumas dicas para fazer uma boa prova e garantir o acesso, em 2008, aos cursos de graduação da mais concorrida e conceituada universidade do Estado. O diretor pedagógico do Colégio Master, professor Alexandre Mendes, dá dicas para que o candidato se saia bem em uma das mais temidas provas: a matemática. Segundo ele, geralmente a UFMT apresenta questões sobre trigonometria, funções, geometria e progressões. No entanto, o que pode fazer a diferença é a interpretação do enunciado. A UFMT tem tido como encaminhamento, na área de Exatas, a interdisciplinaridade. Então, é importante que o candidato leia com atenção o texto, interprete-o e procure colocá-lo em linguagem matemática, disse. Outra recomendação é que o candidato faça a questão ou prova que domina ou tem mais facilidade. Mendes lembra que, nesta reta final, não adianta se apavorar ou querer aprender tudo o que foi visto no ano. O ideal é manter-se calmo e procurar repassar as matérias, especialmente as que o aluno tem mais dificuldade. É o que vem fazendo a estudante Thamme dos Santos Clinni, 21 anos, candidata a uma das vagas do curso de medicina. Estou confiante. Estudei muito durante o ano e agora estou lendo revista e jornal para ficar mais atualizada, disse. (JD)