CIDADES
Quarta-feira, 24 de Outubro de 2012, 22h:04
A
A
SEM REMÉDIO
Hospital cancela quimioterapias
Laura Nabuco
Da Reportagem
Pelo menos 500 pacientes do Hospital do Câncer em Cuiabá estão sem tratamento de quimioterapia. A justificativa é que não há mais remédios devido ao atraso no pagamento de repasses governamentais. Paciente da unidade, Benedito Mauro, 53 anos, afirma que procurou o hospital nesta terça-feira (22), mas foi informado que não poderia ser atendido. Ele precisa de quimioterapia uma vez por mês. A medicação custa R$ 986. Com todos os aditivos, de local apropriado e equipe para me medicar, eu gastaria R$ 3 mil a cada aplicação. Sou assalariado, não tenho como arcar com a despesa. Filha de outro paciente, Adelice Campos diz que a falta de medicamentos ocorre desde o início do mês. No último dia 8, eles viajaram 355 quilômetros, entre Cuiabá e Itiquira, onde residem, e acabaram voltando para casa sem que João Campos, 80 anos, fosse medicado. A prefeitura paga nosso transporte, mas sempre tem gastos com alimentação e outras despesas. Quando chegamos a médica só nos disse para ficar ligando para confirmar se o remédio chegou. Até agora nada, conta. Além do Hospital do Câncer, a Santa Casa oferece o tratamento na Capital pelo SUS. Na unidade, os serviços só continuam por puro espírito filantrópico, conforme o diretor, Luiz Felipe Sabóia. Os fornecedores têm entendido nossa situação. Os repasses estão atrasados para quimioterapia e radioterapia e também para os leitos de UTIs. São mais de R$ 1,5 milhão, diz. Por meio da assessoria, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que os recursos ao setor de oncologia da Capital são frutos de um convênio entre o Ministério da Saúde e a prefeitura. Já o secretário de governo de Cuiabá, Lamartine Godoy, garante que todos os pagamentos ao Hospital do Câncer estão rigorosamente em dia. A diretoria do hospital disse que não se pronunciará.