CIDADES
Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015, 21h:14
A
A
PONTES E LACERDA
Federal volta a prender garimpeiros
Operação deflagrada ontem visou a prender os supostos chefes dos garimpeiros que bloquearam a BR-174 após a desocupação de garimpo ilegal
MARCELO FERRAZ
Da Reportagem
A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem (18) a Operação Reco, com o intuito de prender pessoas acusadas de ainda resistir à determinação da Justiça Federal - de desocupação total do garimpo ilegal na Serra da Borda, localizada a 18 km da cidade de Ponte e Lacerda (a 483 km de Cuiabá). A operação policial recebeu o nome de Reco, fazendo uma comparação à denominação dada pelos garimpeiros à terra descartada pelos principais donos de buracos a terceiras pessoas que porventura ainda se arriscam na procura de algum ouro no local. Segundo a PF, após a realização da desocupação do garimpo ilegal, os serviços de inteligência das instituições envolvidas na operação identificaram algumas lideranças que teriam fomentado os garimpeiros à prática de ações de perturbação da ordem em Pontes e Lacerda. Dentre estas ações ilegais, verificou-se o fechamento da BR-174, importante rodovia federal de interligação das cidades situadas na faixa de fronteira, tendo sido posteriormente desocupada mediante intervenção das forças policiais. Após quase 48 horas de bloqueio da BR-174, cerca de 200 garimpeiros que estavam acampados no local liberaram a rodovia por volta das 16 horas do último dia 12. Diante do radicalismo perpetrado pelos ocupantes da rodovia, que impediam a entrada e saída da cidade de ambulâncias com pacientes em estado grave de saúde, estudantes que se dirigiam para a faculdade, presos e alimentos encaminhados ao sistema prisional, a PF relatou que instaurou inquérito policial para apurar tais fatos e promover a responsabilização criminal dos principais envolvidos. A operação policial destina-se a cumprir 10 mandados de prisão temporária dos líderes identificados, bem como o cumprimento de 4 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Cáceres (MT). Já os líderes irão responder criminalmente por constrangimento ilegal, ameaça, atentado contra outro meio de transporte, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso e associação criminosa (crimes estes previstos no código penal e de trânsito). Após quase um mês do dia que a Justiça Federal determinou o fechamento do garimpo na Serra da Borda, durante o cerco da Polícia Federal, ocorreram várias apreensões do minério oriundo do garimpo ilegal. Além disso, antes de iniciar a operação de desocupação, a PF desarticulou uma quadrilha que comandava a extorsão de garimpeiros, comerciantes e até de prostituas que também estavam na área.