Por conta da passagem da Tocha Olímpica, o Governo do Estado decretou ponto facultativo para os servidores dos órgãos a autarquias estaduais, que ficam em Cuiabá e em Várzea Grande. A decisão foi publicada na última sexta-feira, no Diário Oficial do Estado (DOE). Já nos órgãos ou secretarias ligados à Prefeitura da capital, o expediente será normal. Assinado pelo governador Pedro Taques, a medida se justifica em virtude do revezamento da chama olímpica, que acontecerá nas duas cidades, nas quais serão percorridos cerca de 25 quilômetros por diversos pontos turísticos e monumentos históricos. O objetivo é fomentar e divulgar, ao mesmo tempo, o potencial turístico dessas cidades e aproximar a população de tão importante símbolo olímpico, diz. A decisão também considera a dinamicidade do evento, exige medidas "complexas para garantir a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio durante todo o percurso, conforme os trabalhos de inteligência e operacional em pleno desenvolvimento pela Secretaria de Estado de Segurança Pública - Sesp". Segundo o documento, a medida não se aplica aos órgãos públicos que, por sua natureza ou em razão do interesse público, são essenciais e indispensáveis, cabendo aos titulares dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual a preservação e o funcionamento. (JD)