CIDADES
Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2014, 20h:58
A
A
TRANSPANTANEIRA
Duas centenas bloqueiam a MT-060
GUSTAVO NASCIMENTO
Da Reportagem
Aproximadamente 200 pessoas entre taxistas, comerciantes e moradores do município de Nossa Senhora do Livramento (42 km de Cuiabá) bloquearam um trecho da rodovia Transpantaneira (MT-060) nesta quarta-feira (17). Os manifestantes protestaram contra as precárias condições da via que tem gerado prejuízo financeiro e risco de vida para a população local. De acordo com as informações da Polícia Militar o protesto começou por volta das 06h30. O grupo se utilizou de galhos de árvores e pneus velhos para trancar a passagem de veículos pela rodovia. O bloqueio durou praticamente toda a manhã desta quarta-feira. O grupo somente foi dissuadido após receberem a promessa de que obras de reparos serão executadas na rodovia imediatamente. De acordo com o Odail Santana da Silva, de 33 anos, o governo do Estado se esqueceu de recapear aproximadamente 5 km da rodovia, em um entroncamento da MT-060 com a BR-070. Porém, com as chuvas, a região ficou praticamente intransitável. Não dá para ver saber se tem buraco dentro do asfalto ou asfalto dentro do buraco. Não são buracos e sim crateras. Conforme o taxista, a manifestação foi organizada pela categoria, porém recebeu grande apoio de toda a população local que tem que conviver diariamente com o problema. Segundo Odail, a cidade de Nossa Senhora do Livramento carece de recursos, como bancos, hospitais e diversas lojas. Além disso, muitos moradores moram no município, mas trabalham e estudam em Cuiabá ou Várzea Grande. Somente nós fazemos até seis viagens por dia na rodovia, ou seja, são por volta de 360 pessoas que estão correndo risco de vida todos os dias. Ainda tem as pessoas que tem os seus carros e as suas motos que fazem o trecho todo dia. Conforme o taxista, ele atua na área há aproximadamente oito anos, contudo nunca viu a situação tão problemática como agora. Todo dia vemos acidentes e carros quebrados ali. Pneus estouram aos montes, a suspensão e caixa de direção também. De tão ruim que está, nós dirigíamos pelo acostamento, mas como ele não é de asfalto, ficou ainda pior. A Secretaria Estadual de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) informou aos motoristas que irá realizar uma operação tapa-buracos no trecho. Diante da promessa, a via foi liberada e as barreiras de pneus e galhos de árvores desmontadas. O grupo estabeleceu um prazo até a próxima terça-feira (23) para que as obras comessem, caso o contrário irão voltar a bloquear a via. A Setpu informou que vai averiguar a situação, porém a operação tapa-buracos já estava programada como medida emergencial durante o período chuvoso.