CIDADES
Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 20h:31
A
A
NOVO CANGAÇO
Duas agências assaltadas em Comodoro
Mais de 10 ladrões invadiram os locais, pegaram o dinheiro e fugiram, levando 15 reféns, que foram soltos no decorrer do trajeto
CLARICE DIÓRIO
SUCURSAL DE CÁCERES
As agências do Banco do Brasil e do Bradesco foram assaltadas simultaneamente ontem de manhã em Comodoro, município que faz divisa com Rondônia. A ação do novo cangaço desta vez envolveu ao menos 15 homens armados, que fizeram quinze reféns. Eles assaltaram também uma casa lotérica na cidade. Os assaltantes usaram duas camionetes S-10 e armamento pesado. Houve tiros, mas ninguém ficou ferido. Eles arrebentaram as portas de vidro das agências com tiros de armas calibre 12. Uma mulher que foi feita refém afirmou que os assaltantes eram violentos e estavam extremamente irritados por causa da aglomeração de curiosos. Na saída, eles tiraram as camisas dos homens reféns e saíram nas camionetes, usando as pessoas como escudos humanos. Comodoro fica a 670 quilômetros de Cuiabá. Não foi divulgado quanto os assaltantes levaram em dinheiro. As duas agências ficam a uma distância de dois quarteirões uma da outra. Encapuzados, quatro dos bandidos ficaram em uma e três em outra, usando armamento pesado. Do lado externo, pelo menos outros dez davam suporte. É o modo de agir do novo cangaço. Segundo o comandante da PM no município, capitão Mauro Roberto Pereira, são homens que agem por tudo ou nada. São violentos e não tem nada a perder. Os assaltos simultâneos começaram as 10h30 e duraram pouco mais de uma hora e meia. Entre os reféns, estavam os gerentes das agências. Eles deixaram o local em duas caminhonetes, levando reféns nas carrocerias e no capô dos veículos, como escudos humanos impedindo qualquer ação dos policiais. A quadrilha tentou alcançar a BR-174, que leva à capital do Estado e a Rondônia, mas foi impedida pelo bloqueio da polícia. Voltou então em direção a Campos de Júlio, pela BR-364. A cinco quilômetros da cidade, libertou os reféns, pôs fogo nos veículos e adentrou num matagal. Às 17 horas a polícia iniciou o cerco ao local e as incursões ao mato, na captura dos assaltantes. Eles estariam nas proximidades da Fazenda Comodoro, no entorno da terra indígena da etnia Nambiquara. Até o início da noite nenhum tinha sido preso. Nenhum refém foi ferido. O cerco foi mantido a noite toda e buscas recomeçariam logo ao amanhecer de hoje. Estão no local policiais militares de toda região, inclusive de Vilhena (RO). Estão a PRF, Bope, Força Tática e o helicóptero do Ciopaer. No início de agosto, assalto similar ocorreu em Campos de Júlio à agência do Banco do Brasil. Um dia depois, os cinco assaltantes, que também estavam embrenhados no mato, foram mortos em um confronto com policiais do BOPE.