CIDADES
Quarta-feira, 15 de Setembro de 2010, 20h:11
A
A
Dnit diz que condição já é melhor
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Nilton de Brito, garante que atualmente as condições das rodovias federais no Estado estão melhores do que a retratada pelo estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT). No período em que a pesquisa foi realizada era esta a realidade. Hoje, a situação é bem diferente, afirmou. Para exemplificar, ele citou a BR-070 que, desde maio passado vem sendo recuperada. Todas as rodovias federais estão em obras. Ano que vem tem nova pesquisa e com certeza o resultado será bem diferente. Uma das dificuldades é a questão da geometria, pois as rodovias são antigas. Assim, são necessários projetos de adequação ou de duplicação que contemplem os pontos mais críticos. O superintendente de Obras e Transportes da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Orlando Monteiro da Silva, também lembrou que as vias estaduais foram abertas há mais de 25 anos e construídas de acordo com recursos, projetos e condições técnicas para a época. De lá para cá, vêm sendo feitos os serviços como tapa-buracos e recapeamento. Segundo ele, se levar em consideração a realidade geográfica e financeira do Estado, as condições do pavimento e geográficas das vias estaduais são regulares ou boas. Temos 18 milhões para restauração e conservação da malha viária estadual pavimentada. Isso dá condições de fazer tapa-buracos, recapeamento ou lama asfáltica, observou dizendo que o valor arrecadado com o Fethab (R$ 500 milhões ao ano) corresponde à liberação de uma parcela do rodoanel de São Paulo. No item sinalização, Silva reconhece que é ruim, porém não apontou soluções. VISITA A pesquisa da CNT sobre as rodovias foi divulgada justamente na véspera da visita do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a Mato Grosso. Porém, o motivo de sua vinda foram as obras do prolongamento da Ferrovia Alto Araguaia a Rondonópolis, por onde pode ser escoada a produção de soja do Estado, um dos quesitos que impactam na qualidade das rodovias locais, justamente pelo peso e a frequência dos veículos que costumam carregar o produto. Do alto, no helicóptero, de onde vistoriou as obras, o ministro verificou o avanço dos trilhos nos trechos de Itiquira (Km70-Km130) e Alto Araguaia (Km45-Km50), além das galerias, terraplanagem, drenagem e pontes. A previsão é de que sejam concluídos até 2012. (JD)