CIDADES
Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017, 19h:32
A
A
CASA DE AMPARO À MULHER
Defensoria cobra melhorias
Sem estrutura e oferecendo risco às mulheres vítimas de violência. Assim um levantamento feito pelo Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública de Mato Grosso apontou a atual situação da Casa de Amparo à Mulher Vitima de Violência Doméstica do município de Cuiabá. A defensora pública Rosana Leite cobra do município uma ação imediata em relação ao local que se encontra em péssimo estado de conservação. A unidade, de acordo com o núcleo, não oferece as mínimas condições de segurança e estrutural para receber as vítimas. Não há trancas nas portas, os muros não possuem cerca elétrica, o forro está caindo, há matagal extremamente alto que toma conta de praticamente todo terreno, tais características, fazem as mulheres amparadas viverem em grande risco, até mesmo dos agressores adentrarem o local, ou ainda, pessoas com intenções pouco confiáveis, disse a defensora. Rosana frisou ainda que outro problema enfrentado pelas amparadas é que a unidade não conta com psicólogos há mais de um ano. A realidade de falta de estrutura é comum nas cinco unidades do Estado. Conforme Rosana Leite, a Lei Maria da Penha não foi elaborada em vão, ou somente para proibir a violência física em si, mas, sobretudo, para criar mecanismos estabelecendo medidas quanto à assistência, saúde, segurança e social, cabendo ao Poder Público fazer valer essas condições através de políticas públicas e ações não governamentais. Visitando o espaço, pudemos notar que, infelizmente, a lei não vem sendo cumprida em sua integralidade e a realidade está muito distante do que se preconiza, disse a defensora. Rosane Leite explica este quadro faz com que as mulheres se sintam ainda mais minimizadas e humilhadas. Devemos evitar a revitimação dessas mulheres que já foram tão sofridas e oprimidas no ambiente doméstico e familiar, completa. Em resposta a Defensoria Pública a Secretária de Assistência Social de Cuiabá, Singlair Ciekalski de Musis, explicou que a nova administração acabou de assumir o Executivo, porém está disposta a implementar as melhorias necessárias. (AA)