CIDADES
Quarta-feira, 12 de Março de 2008, 21h:59
A
A
Comoção marca despedida de Giovanni
NAÍLA ALBUQUERQUE
Especial para O Diário/Rondonópolis
O último adeus ao diretor geral da universidade Uesp/Faiesp de Rondonópolis, professor Giovanni Gomes Moreira, de 39 anos, foi marcado por muita emoção e homenagens por parte de familiares, amigos e comunidade acadêmica, ontem. O velório foi no Rotary Leste e o enterro, no cemitério da Vila Operária. O corpo do professor chegou ao cemitério no carro do Corpo de Bombeiros, formando uma grande passeata na avenida Lions, que em seguida foi interditada pela guarda municipal. No enterro, a comoção tomou conta das pessoas que cantaram músicas de teor religioso e alguns, para expressar a gratidão, fizeram agradecimentos em voz alta pela forma atenciosa com que Giovanni tratava os alunos e não os deixava desistir dos estudos por motivos adversos. Por volta das 16h30 foi feita a última despedida ao professor. Muitas coroas de flores foram enviadas por amigos para homenagear o que Giovanni foi em vida e em solidariedade à família que fica. Os familiares, amigos e a comunidade acadêmica da faculdade participaram da celebração de um culto ecumênico e homenagearam Moreira com pôsteres dele com a família. Muitas pessoas usavam a camiseta com a foto do professor com o jargão por ele muito utilizado tenha fé. E, tendo como base esse jargão que os professores da faculdade retomarão as atividades amanhã, conforme a diretora acadêmica da Uesp, Ana Paula Lucena. Ela contou que Giovanni tratava os assuntos institucionais com muito carinho, que falava da faculdade com entusiasmo e, por isso, as atividades serão retomadas com toda força. Giovanni foi uma estrela que nos trouxe luz e subiu como um cometa para o céu. Tenho certeza que a vontade dele é que continuemos fortes e que a faculdade cresça, pois ele andava falando muito para nós (da Uesp) que estava muito realizado com a formação das primeiras turmas de Administração e Contábeis, das quais foi paraninfo e padrinho. Na família, como descreveu o primo de Giovanni que acompanhou o resgate no local do acidente, Cairo Lustoza, ele era um homem muito carismático, amável e carinhoso com todos. Ele estava passando por um momento especial, com o nascimento do filho Francisco, de 7 meses. Era uma pessoa que sempre ajudava quem o procurava e, na faculdade, tratava os alunos de maneira especial, descreveu Cairo. Natural de Cachoeira dos Índios, em Paraíba, ele chegou adolescente em Rondonópolis, onde se formou contador pela Universidade Federal de Mato Grosso.