CIDADES
Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011, 19h:59
A
A
FINADOS
Cemitérios começam a ser preparados
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
A partir de hoje os cemitérios públicos de Cuiabá começam a ser preparados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. A programação para a data está praticamente pronta e estão previstas distribuição de flores e missas. A previsão é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo Cemitério da Piedade, o mais antigos da Capital. A cada ano diminui o número de pessoas que vêm homenagear os entes queridos. Quem vêm são católicos e as pessoas mais idosas. O jovem, falou que é feriado, quer apenas sair da cidade, comentou o administrador Joel Epifanio da Silva. Lá, serão realizadas quatro missas, três no período da manhã (6h30, 8h e 10h) e uma à tarde (17h30). No Piedade estão sepultadas pessoas ilustres como o almirante Augusto João Manuel Leverger. Defensor das terras mato-grossenses durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), ele ocupou a presidência da província por várias vezes na época e, mais tarde, recebeu do imperador D. Pedro II o título honorífico de Barão de Melgaço. Outras figuras ilustres são o ex-governadores João Ponce de Arruda, Garcia Neto, Dante de Oliveira e o poeta Rubens de Mendonça, citou Joel Epifanio. Conforme o diretor de Serviços Urbanos da Seminfe, Leonardo Oliveira, 200 homens estarão trabalhando na limpeza dos cemitérios e pequenos reparos de calçadas, de meio-fio e poda de árvores localizadas nas proximidades. Nos principais, vamos instalar tendas, oferecer café e água, disse. Neste caso, os espaços a serem contemplados são o Piedade, do Porto, Coxipó da Ponte, São Gonçalo e Pascoal Ramos. A limpeza também será feita nos cemitérios do Coxipó do Ouro, Despraido, Distrito da Guia, Sucuri e Aguaçú, garantiu. Faltando ainda uma semana para o Dia de Finados algumas pessoas já antecedem a visita e rememoram os entes queridos que já faleceram. Há sete dias perdi uma irmã. Vim prestar a homenagem hoje (ontem) porque moro em uma fazenda na serra de São Vicente e não poderei vir no dia 2, comentou Rosa Maria Nunes Ferreira, 63 anos. Acho que é bom rezar e pedir a Deus que as acolham, acrescentou.