CIDADES
Terça-feira, 13 de Abril de 2010, 20h:56
A
A
ABASTECIMENTO
Cano rompe e 60 mil ficam sem água
ANDRÉIA CRUZ
Da Reportagem
Cerca de 60 mil pessoas estão sem água na Capital devido ao rompimento da subadutora que liga a Estação de Tratamento de Água II, localizada na avenida São Sebastião, ao reservatório de água tratada do bairro Bosque da Saúde. Segundo a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), o rompimento foi provocado pelo corte de energia elétrica que ocorreu na região, na segunda-feira. Cerca de 15 bairros, entre eles Jardim das Américas, Bela Vista, Pedregal, Miguel Sutil, Carumbé, Concil, Bosque da Saúde, Dom Aquino e Lixeira foram atingidos pela paralisação de parte da estação de tratamento. Os técnicos da Sanecap passaram todo o dia de ontem tentando restabelecer o fornecimento de água, mas, até o início da noite, o problema continuava. Segundo o diretor técnico da Sanecap, Édio Ferraz, o abastecimento de água só deve ser normalizado ao longo do dia de hoje. O reservatório do Bosque da Saúde atende um grande contingente de bairros. Por isso, muitas pessoas foram prejudicadas. O reservatório é responsável por abastecer duas regiões. Uma nas proximidades do bairro Jardim das Américas e outra na região da rodoviária. Devido à falta de água que já atingiu diversos bairros, a Sanecap solicita a toda população que economize água. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II, localizadas na avenida São Sebastião, são responsáveis pelo abastecimento de 60% da população, cerca de 50 bairros da Capital. A ETA II, que é a maior das estações de tratamento existentes em Cuiabá, trata atualmente 1.175 litros por segundo.