CIDADES
Quinta-feira, 26 de Julho de 2007, 20h:28
A
A
EXIGÊNCIA DO MPF
Bombeiros vão atuar no aeroporto
Bombeiros deverão atuar de forma provisória para dar segurança contra incêndios ao aeroporto de Sinop, a partir da próxima semana. O Ministério Público Federal (MPF) está acompanhando o processo de adequação do aeroporto João Figueiredo, de Sinop, que aponta a necessidade de mudanças segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi anteriormente notificado para que informasse detalhadamente as providências adotadas para solucionar o problema da ausência de serviço contra incêndios e de primeiros socorros, no local. De acordo com o comandante do batalhão, major Átila Vanderlei da Silva, a equipe começará a atuar na segunda-feira de forma provisória até a vinda de equipamentos essenciais para garantir a segurança dos passageiros, que usam o aeroporto de Sinop. De início estaremos com um pessoal devidamente treinado e com um veículo contra incêndio do próprio Corpo de Bombeiros, trabalhando durante todo o período de pousos e decolagens. Durante a vistoria realizada na manhã de ontem, disse ainda que, começaram a acertar de que forma deverão trabalhar no terminal, uma vez que para a atuação de uma equipe contra incêndios, seria necessária a construção de uma ala para a instalação de uma Seção Contra Incêndio (SCI), que contaria ainda com um caminhão próprio para incêndios equipado com água, espuma mecânica e pó químico. A prioridade para qualquer aeroporto funcionar é que exista, no local, o Serviço de Proteção, Preservação e Combate a Incêndios. O terminal de Sinop há até pouco tempo era considerado apenas um aeródromo, agora é uma questão de tempo para que as adequações sejam feitas, precisamos primeiro acertar o convênio para a manutenção dos equipamentos e materiais utilizados, para que o trabalho seja totalmente eficaz, explicou. As adequações foram cobradas em abril deste ano quando o MPF pediu a interdição do aeroporto, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garantiu que a pista não oferece riscos para os usuários, uma vez que comportam as aeronaves de pequeno porte, únicas que utilizam o terminal atualmente. Foram identificadas algumas fissuras na pista, após uma inspeção feita pela Anac, que comprovou o envelhecimento de toda sua extensão e a necessidade de recapeamento. Porém a agência garante que não houve deformação no pavimento e por isso não existe perigo para os procedimentos de pouso e decolagem dos aviões. A pista de 1.600 metros do aeroporto de Sinop precisa de iluminação e balizamento para iniciar rotas de aviões de grande porte, que estão avaliados em R$ 1 milhão, recursos já liberados pelo Ministério do Turismo. Na semana passada, a Secretaria de Estado de Esporte, abriu mão de construir um grande ginásio ao lado do estádio Gigante do Norte no valor de R$ 6 milhões. Em vez de um ginásio, Sinop vai ganhar 12 mini-ginásios, além de destinar R$ 1,2 milhão desse montante para o recapeamento da pista do aeroporto. A verba será remanejada para a Secretaria de Estado de Infra-estrutura. A cessão deste valor da Secretaria de Esporte para o recapeamento da pista do aeroporto partiu da necessidade urgente da obra e a falta de orçamento por parte da Sinfra, para a realização da mesma.