O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) espera iniciar na próxima terça-feira a operação da balsa que vai fazer a travessia de veículos de cargas na divisa de Mato Grosso e Goiás. As obras do atracadouro foram iniciadas ontem com a abertura das vias de acesso ao rio Araguaia, em Barra do Garças e Aragarças (GO). A balsa será instalada no bairro Anchieta, em Barra do Garças, na via de acesso ao Balneário das Águas Quentes (5 quilômetros do Centro). Estão sendo construídos cerca de 200 metros de estradas até às margens do rio. A pista está sendo levantada com cascalho para permitir o tráfego pesado de caminhões e carretas. Segundo previsão do Dnit, hoje a balsa vindo de Araguaiana atracará no futuro porto para dar início à travessia de caminhões e carretas. A embarcação terá capacidade para transporte de até três bi-trens e irá desafogar o tráfego pela MT-100, interditada pelo órgão devido às más condições da pista. O local escolhido é o único que permite a passagem do tráfego pesado e evitará os transtornos que a cidade vem enfrentando nos últimos dias. Será uma rota alternativa até a recuperação da ponte sobre o rio Garças, disse o prefeito Zózimo Chaparral.