CIDADES
Terça-feira, 13 de Agosto de 2013, 20h:07
A
A
ARENAS
Acendeu o sinal amarelo
Em audiência no Senado, o ministro do Esporte se disse
preocupado com obras das arenas, inclusive a Pantanal
RODRIGO VARGAS
Da Reportagem
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) manifestou ontem preocupação com o andamento das obras da Arena Pantanal e de outros quatro estádios da Copa de 2014. Segundo ele, a \"luz amarela\" acendeu e há necessidade de \"acréscimo substancial\" no ritmo das construções até dezembro, prazo limite estabelecido pela FIFA. \"O estádio mais avançado é o de São Paulo, o do Corinthians, com mais de 80% das obras. Os outros estão todos com um prazo mais apertado e já não conseguimos, mantendo o ritmo atual, cumprir este prazo. Então é preciso acelerar [as obras]\", disse. As declarações de Rebelo foram dadas durante audiência convocada no Senado pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Segundo ele, essa \"intensificação\" é possível em razão do estágio das obras. \"A etapa nas obras de engenharia permite, a partir de um determinado nível, que a obra possa receber mais atividades, operários, engenheiros. Nas etapas iniciais isso não é possível. Quando você está fazendo a fundação, só dá para fazer as fundações. Quando você faz as estruturas de concreto, só pode fazer as estruturas de concreto\", declarou. O ministro negou que a mudança no ritmo vá repercutir na elevação dos custos das obras. Se você vai trabalhar com um equipamento, você trabalha com dois. Se vai contratar um trabalhador para um turno, contrate para dois. Isso torna a obra mais intensiva. Não há elevação dos custos porque em vez de pagar dez trabalhadores em dois meses, você pagar 20 [trabalhadores] em um [mês], disse. Entre as perguntas formuladas pelos senadores, a única diretamente ligada à Arena Pantanal foi feita pelo senador Blairo Maggi (PR), que se declarou \"preocupado\" com a possibilidade de a obra não estar concluída em dezembro. \"O último ato do meu mandato como governador, em 2010, foi dar a ordem de serviço para a construção daquela obra. E ela não está pronta até hoje. Eu tenho conversado com o governador Silval Barbosa, tenho apresentado as minhas preocupações, porque a Arena está atrasada. Todos sabem que está atrasada\", disse. Rebelo disse que, dos seis estádios concluídos até o momento, somente o Castelão (Fortaleza) e o Mineirão (Belo Horizonte) foram entregues sem atrasos para a realização da Copa das Confederações. Isto, segundo ele, fez diferença. \"Dos seis restantes, trabalhamos para que sejam entregues em dezembro. E não é por capricho. A entrega no prazo permite a realização de todos os testes para que os jogos sejam realizados com uma margem de segurança que isto permite\". O ministro elogiou o planejamento de mobilidade urbana feito para Cuiabá e o legado que ficará para a cidade após o evento. \"Os projetos de mobilidade urbana de Cuiabá receberam elogios públicos da FIFA como um dos mais avançados do mundo. O planejamento é algo muito avançado.\" Ele disse que a cidade está \"tomada pelas obras\". \"No aeroporto, já vemos as obras em andamento. Cuiabá é uma cidade tomada pelas obras que serão para Copa, mas o legado fica. Cuiabá é um belo exemplo deste esforço. E agora vamos trabalhar para que essas obras sejam entregues.\" O DIÁRIO procurou a Secopa, mas, até a conclusão desta edição, não obteve resposta.