NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009, 21h:17

HEMORRÁGICA

2 suspeitas de dengue no bairro Cidade Alta

Menina de 9 anos é internada com sintomas, enquanto secretaria apura outro caso

RENÊ DIÓZ
Especial para o Diário
O bairro Cidade Alta, em Cuiabá, abriga uma nova suspeita de dengue hemorrágica, além de outro caso já investigado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Uma criança de nove anos teria apresentado boa parte dos sintomas da evolução da doença, como inchaço nos órgãos, sangramentos e queda no número de plaquetas. De acordo com a SMS, o hospital particular responsável pelo atendimento à criança ainda não repassou qualquer informação oficial sobre a nova suspeita. Segundo a mãe da criança, que pediu para ter o nome da família preservado, a médica endocrinologista que a atendeu no hospital São Mateus posicionou que o conjunto de sintomas levanta quase 100% de possibilidade de que o diagnóstico final seja positivo, embora os exames apresentados até agora não confirmassem dengue hemorrágica. A família da criança recorda que os sintomas da dengue já estavam aparecendo quando os agentes do programa contra a dengue, da SMS, apareceram em sua casa. Eles estavam apurando outro caso, o único suspeito de dengue hemorrágica atualmente investigado no município. Porém, os sintomas da criança evoluíram e ela teve de ser tratada no hospital. Informações extra-oficiais dão conta de que duas pessoas apresentado quadros graves de dengue deram entrada no mesmo hospital nos últimos dias. A assessoria do São Mateus não confirma que tenha atendido qualquer paciente com suspeita semelhante de evolução, embora seja significativo o número de casos de dengue clássica. Segundo a SMS, todo hospital, particular ou não, deve informar a rede pública de saúde quando detectar qualquer suspeita de dengue hemorrágica. Um exame, solicitado pelo município a um laboratório do Estado, é a medida adotada para confirmar a suspeita e incluí-la nos números oficiais. “Os hospitais privados, às vezes, não têm em sua rotina a prática de notificar a SMS sobre as suspeitas”, frisa a responsável técnica do programa da dengue da SMS, Alessandra Costa Carvalho, que também solicita à população que informe a secretaria sobre qualquer suspeita. A dengue hemorrágica é a forma mais letal desta doença. Seus sintomas aparecem quando a pessoa é contaminada mais de uma vez pelo mosquito Aedes aegypti. Com a queda das plaquetas, a pessoa pode morrer em virtude dos sangramentos pelo corpo. No Estado, a dengue já levou um homem de 31 anos à morte, este ano, na cidade de Tangará da Serra, e uma idosa em Rondonópolis. Os casos integram o grupo de sete ocorrências graves de dengue detectadas no Estado desde o início do ano. Destes, quatro evoluíram para cura. Desde o início do ano, a SES detectou 671 casos de dengue em Mato Grosso, segundo boletim epidemiológico divulgado ontem, ante 1.609 casos da doença registrados no mesmo período de 2008, o que representa queda de 58%.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL