ELIZABETH LOPES e FAUSTO MACEDO
Da Agência Estado - São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem um alerta sobre os riscos da volta da inflação no País, destacando que ela representa "a pior desgraça" para os assalariados. Em discurso realizado em anúncio de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na favela de Heliópolis, ele destacou: "Não podemos deixar a inflação voltar." E eximiu seu governo de maior responsabilidade: "E a culpa não é do governo, não. A culpa é de quem compra e de quem vende, de quem governa e de quem não governa." O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a rebater críticas da oposição e avisou mais uma vez que vai eleger seu sucessor no Palácio do Planalto. Lula disse que vai deixar o governo, mas garantiu que, até lá, terá um nome capaz de sucedê-lo no posto. INFLAÇÃO Segundo o presidente, a pressão inflacionária, causada sobretudo por alimentos, não ocorre só no Brasil, mas no mundo inteiro. "A pressão inflacionária por causa dos alimentos ocorre não porque o Brasil deixou de produzir, tanto que este ano vamos bater recorde de produção de grãos, com 142 milhões de toneladas O que ocorre é que tem mais boca comendo e vai ser preciso colocar mais água no feijão", declarou. PREVISÃO Apesar de citar a previsão de recorde na produção de grãos, Lula voltou a dizer que o Brasil terá de plantar mais arroz, trigo e feijão para o povo comer. "Mas este é um desafio bom e a gente não tem de reclamar. Eu quero é que cada vez mais o povo coma melhor", emendou. Ao falar dos riscos da inflação, Lula frisou: "A inflação é a pior desgraça para o povo que vive de salário porque come o salário do trabalhador." Ele disse que sua administração já está trabalhando no sentido de capacitar o setor produtivo do País a aumentar a oferta. Em São Paulo, Lula disse que vai sair do governo e fazer seu sucessor, e que é um presidente de sorte.