NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2010, 23h:12

Sérgio Cabral pedirá R$ 560milhões ao governo federal

CLARISSA THOMÉ
Da Agência Estado – Rio
O governo do Estado do Rio pedirá R$ 560 milhões ao governo federal para obras emergenciais na Baixada Fluminense, a fim de evitar novas catástrofes como a que atingiu a região na virada do ano e deixou quase 4 mil desabrigados e desalojados. Na região, morreram mais de 20 pessoas. O detalhamento das obras está sendo preparado pela Secretaria do Ambiente e inclui construção de barragens, drenagens, e a construção de um dique-estrada (barreira trafegável) entre a Rodovia Washington Luiz e a Via Dutra. O governador Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm reunião marcada para o dia 13, no Rio. A assessoria do governo do Rio informou hoje à tarde que Cabral obteve de Lula o compromisso de edição de uma medida provisória para repasse emergencial de recursos federais ao Estado, ainda sem montante definido. Para Angra dos Reis serão destinados recursos para a construção de moradias, para a retirada da população que vive em áreas de risco; reflorestamento e contenção de encostas. Aos que sofreram prejuízos materiais, há possibilidade de levantamento imediato dos recursos que disponham em conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nos mesmos moldes do que foi feito em favor da população de Santa Catarina, por ocasião das enchentes naquele Estado. PREJUÍZOS NA BAIXADA "A situação na Baixada foi agravada pelo rompimento de diques, depois que o Rios Iguaçu e Botas alcançaram cotas muito altas, passaram por cima dos diques e acabaram erodindo essas barreiras em alguns pontos. Mas já estamos fazendo recuperação desses pontos", afirmou a secretária do Ambiente, Marilene Ramos. Ontem, a água nos bairros já havia baixado e foi possível fazer o fechamento e reforço dos diques.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL