BRASIL
Quinta-feira, 29 de Junho de 2006, 22h:08
A
A
MANDATO
Lula favorável a 5 anos sem reeleição
Lula disse que a proposta de reforma política será a primeira que remeterá ao Congresso Nacional caso seja reeleito
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou ontem, em reunião com a cúpula do PC do B, ser favorável ao mandato único de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos. Na conversa, Lula disse que a proposta de reforma política será a primeira que remeterá ao Congresso Nacional caso seja reeleito. Não deixou claro, no entanto, se a mudança constitucional que extingue o princípio da reeleição e aumento o período do mandato estará no texto. A cúpula do PC do B esteve hoje pela manhã no Palácio da Alvorada para comunicar a decisão oficial do partido de apoiar formalmente a candidatura de Lula à reeleição. A coligação formal dará cerca de 1 minuto e dez segundos de tempo de rádio e TV ao presidente Lula durante a campanha, de acordo com o presidente do PC do B, Renato Rabelo. O PC do B é a segunda legenda a se aliar formalmente com Lula para as eleições deste ano, depois do PRB, partido do vice na chapa do presidente, José Alencar. APOIO O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, comunicou ao presidente Lula, ontem, que a legenda decidiu apoiar formalmente sua candidatura à reeleição. Apesar do apoio, o PCdoB pedirá mudanças na política macroeconômica num possível segundo mandato de Lula. Um documento que será concluído ao final da convenção do partido pedirá mudanças na economia, taxas de juros mais baixas e interferência do Banco Central na formação da taxa de câmbio. VISITA A troca de gentilezas e a demonstração de amizade marcaram a primeira visita do presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Apesar de não ter sido um encontro político, Lula e Lembo fizeram questão de demonstrar a importância de deixar de lado "as paixões eleitorais" em favor dos interesses sociais. "Hoje é um dia muito significativo para nós dois. As entidades federativas estão reunidas para demonstrar que os brasileiros sabem congregar na união, mesmo em momentos sensíveis como este", disse Lembo, em referência ao período pré-eleitoral. Após uma hora e meia de atraso, o governador abriu a cerimônia de assinatura de contratos que destinarão R$ 172 milhões para habitação e saneamento. Lembo afirmou que a visita do presidente é uma demonstração de carinho e mostra que estão unidos "para vencer enormes obstáculos sociais". "Somos pessoas diferentes, mas que acreditam na sociedade", disse o governador. O presidente disse que veio a São Paulo com a disposição de não fazer discurso, pois o gesto da assinatura dos contratos é mais nobre do que qualquer palavra.