Igreja do século 19 desaba no interior de São Paulo
BRÁS HENRIQUE
Da Agência Estado - Ribeirão Preto
A igreja São Benedito, primeira matriz de Cravinhos (SP), na região de Ribeirão Preto, construída há mais de 120 anos, desabou na tarde de anteontem. Ficou em pé apenas a fachada, com torre do sino e porta de entrada e duas janelas. Era um desabamento anunciado, pois a igreja, fechada havia três anos, tinha infiltrações nas paredes, rachaduras e problemas no antigo telhado. Dois cômodos de uma casa vizinha, interditada pelos bombeiros, foram atingidos - a paróquia responsável pela igreja alugou imóvel e irá ressarcir os prejuízos materiais da família. Engenheiros da prefeitura estiveram hoje no local para avaliar a estrutura e decidiram que a fachada não será demolida. A matriz foi construída em 1888 pelo mineiro Francisco Rodrigues dos Santos Bonfim, um dos fundadores de Cravinhos, e foi tombada como patrimônio histórico em 1985.