NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 08 de Setembro de 2008, 19h:37

AMAZÔNIA

Governo investirá R$ 350 milhões em cartografia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança amanhã o Projeto Cartografia da Amazônia Legal, que visa produzir, até 2013, mapas terrestres, geológicos e náuticos dos chamados "vazios cartográficos", áreas completamente desprovidas de cartografia espalhadas pelos Estados do Amazonas, do Pará, do Amapá, de Mato Grosso e parte do Acre, do Maranhão e de Roraima. O governo federal pretende investir nos cinco anos R$ 350 milhões na cartografia de 34% da Amazônia Legal, área três vezes maior do que o Estado de Minas Gerais. Desde a década de 1970, quando foi implementando o projeto Radam, que não se busca esse tipo de informação na Amazônia. Na ocasião, foram cartografados quase 4 milhões de km², mas os pontos de mais difícil acesso acabaram sendo deixados de lado, explica Marcelo de Carvalho Lopes, diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, da Casa Civil. Segundo ele, essas informações são importantes para orientar, por exemplo, o tão esperado ordenamento territorial, que vai definir as propriedades na Amazônia.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL