BRASIL
Quarta-feira, 09 de Maio de 2007, 21h:04
A
A
Duas mil pessoas assistem a Bento XVI do Mosteiro da Luz
Cerca de duas mil pessoas assistiram ao papa Bento 16 passar nas proximidades do Mosteiro da Luz, na Avenida Tiradentes, de acordo com a Polícia Militar. O prédio, construído por Frei Galvão, fica no trajeto entre o Campo de Marte e o Mosteiro de São Bento, percorrido pelo papamóvel no primeiro dia da visita do papa ao Brasil. A psicóloga Carla Baldini, de 47 anos, e a pedagoga Marise Misson, de 52, estavam entre as primeiras pessoas a chegar ao local para aguardar o papa. "Cheguei às 13 horas, mas se dependesse da minha amiga teria saído de casa às 10 horas", disse Carla. Marise não nega a ansiedade. "Quando vi na TV que o avião do papa já estava sobrevoando o Brasil fiquei desesperada para sair de casa", admite. Carla disse que esperaria quanto tempo fosse preciso para ver Bento XVI e lembra com emoção de quando viu o papa João Paulo II na Avenida 23 de maio, em 1980, na sua visita à cidade. "Vim para frente do mosteiro porque ouvi dizer que o papa pararia para dar uma abençoada", explicou. No entanto, Bento 16 não parou ou abençoou o prédio. Mas isso não chegou a decepcionar os fiéis. A psicopedagoga Elisangela Cavalcante da Silva, de 27 anos, dava pulos de alegria ao dizer a sua mãe, pelo celular, que havia conseguido ver o papa. "Foi muito por acaso, eu ia ao São Bento para vê-lo, mas antes vim com uma amiga fazer inscrição em um curso da Fatec (em frente a o local) e cheguei bem na hora que ele estava passando". A jovem, que afirma ser católica praticante, lamentou apenas o fato de não ter conseguido uma credencial para o encontro que o papa terá com os jovens na quinta, no Estádio do Pacaembu. "Os convites eram muito concorridos", afirma. Seis irmãs da Congregação Filhas de São Camilo também enfrentaram o frio e a chuva desta tarde em uma espera de quase duas horas para ver o papa. A madre superiora Maria Auxiliadora, de 55 anos, disse ainda que o grupo participaria da recitação do rosário no sábado, em Aparecida, cerimônia restrita a religiosos. "E seis irmãs também vão ao encontro dos jovens no Pacaembu porque nós cuidamos de uma casa para futuras freiras", explicou.