NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 09 de Abril de 2012, 20h:30

COOPERAÇÃO

Brasil e Estados Unidos assinam vários acordos

Dilma e Obama se comprometeram ainda a aumentar a entrada de brasileiros no território norte-americano

A presidente Dilma Rousseff assinou ontem acordos bilaterais com o mandatário americano, Barack Obama, na visita da mandatária brasileira a Washington. Além de medidas para facilitar vistos, os presidentes discutiram investimentos e comércio entre os dois países. No encontro, os Estados Unidos anunciaram a criação de dois novos consulados no Brasil, em Belo Horizonte e Porto Alegre. Dilma e Obama ainda se comprometeram a aumentar a cooperação para que os brasileiros possam viajar sem visto para território americano. O presidente americano ainda se comprometeu a aumentar em 40% a capacidade de emissão de autorizações de viagem para brasileiros. Os mandatários assinaram acordos sobre o controle de fronteiras e desenvolvimento do tráfego aéreo para aumentar a segurança da aviação civil no espaço aéreo brasileiro. Os chefes de Estado ressaltaram o fluxo comercial entre os dois países, que alcançou US$ 74 bilhões em 2011, e os investimentos em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio. Os dois países agendaram eventos entre empresários e autoridades para discutir o aumento da cooperação econômica. Também foram assinados compromissos para reforçar a cooperação em políticas e pesquisas agrícolas, medidas sanitárias e a promoção da queda de barreiras no comércio exterior. Os presidentes ressaltaram a consolidação do G-20 (grupo de países desenvolvidos e emergentes), pedindo a diminuição dos desequilíbrios globais e a criação de condições para o crescimento mundial. Eles promoveram apoio a consultas regulares entre autoridades dos países membros. CONSELHO Nas relações entre os países, os presidentes reforçaram a necessidade de mudar o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), ainda que Obama não tenha dado apoio explícito à candidatura do Brasil a membro permanente do grupo. Ainda foram ressaltadas as ações conjuntas na América Latina, Caribe e África, demonstrando satisfação na estabilidade política do Haiti e no desenvolvimento de uma rede de monitoramento integrado do cultivo de folhas de coca na Bolívia. Os países ainda se comprometeram a manter a política de não proliferação de armas nucleares e o incentivo às pesquisas pacíficas no setor atômico. RIO+20 Dilma e Obama concordaram na importância da Rio+20, que acontecerá em junho, e mostraram satisfação com o progresso de iniciativas de infraestrutura sustentável no Rio e na Filadélfia. No setor energético, reafirmaram parcerias na produção de petróleo e gás natural, visando a extração no Pré-Sal, e no setor de biocombustíveis, apoiando iniciativas para o uso de recursos renováveis para a aviação e a cooperação para produzir matéria prima na África ocidental. Os dois países ainda assinaram acordos de cooperação no desenvolvimento científico, especialmente ciências marítimas, medicina e a prevenção e mitigação de desastres.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL