NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Sábado, 12 de Maio de 2007, 12h:53

ONOFRE RIBEIRO

Wilson Santos sem discurso

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, acumula uma série de contradições curiosas. Está muito bem avaliado pela população. O instituto Voice Pesquisa detectou, no mês passado, que o prefeito tem 49,6% que consideram a sua administração melhor do que a anterior, 31,7% dizem é a mesma coisa, e 13,1% dizem que é pior. A soma positiva vai a 81,3% de aprovação, que é um índice muito alto. Mas quando se trata da aprovação nas regiões administrativas norte, sul, leste e oeste, a aprovação não é unânime: é de 26,6%, 25,6%, 24,7% e de 23,0%, respectivamente. Os números mostram a percepção diferente do prefeito em cada região da cidade. Outro ponto muito curioso é que a população aprova o governador Blairo Maggi, mas não considera importante a sua participação na eleição de prefeito da capital no ano que vem. Outro dado relevante: 64,1% não confiam na Câmara de Vereadores de Cuiabá, e somente 27,1% dizem confiar. Logo, o prefeito não chega a ter uma oposição formal, exceto os concorrentes naturais à eleição em 2008. Soma-se, ainda, que 83,7% da população estão satisfeitos com a vida em Cuiabá, e 65,6% acreditam no futuro melhor do que o presente. E, também, que nos últimos anos a cidade tem tido mais sucessos do que fracassos. Portanto, Cuiabá é uma cidade de bem com a vida. Porém, quando se soma todas essas informações, fica bem claro que o ambiente eleitoral é favorável ao prefeito Wilson Santos. Exceto num ponto: o prefeito não consegue se comunicar adequadamente com a sociedade cuiabana. Está faltando uma linguagem. Na verdade, ele é o comunicador de si mesmo, aliás, muito semelhante ao governador Blairo Maggi. Para ambos, a estrutura de comunicação social não chega a ser fundamental. No caso do governo estadual, ela passa despercebida até porque não percebe e não participa da essência das questões políticas. O prefeito Wilson Santos é um bom orador, mas não tem uma linha de discurso seqüencial e continuada. Ele fala o que o momento pede dele. Entusiasma-se demais e se deixa levar pela emoção momentânea. Falta-lhe o instrumento mais essencial do gestor moderno, que é o discurso. Qual é o seu discurso, então? Seu slogan é “Cuiabá, moderna e solidária”. É muito bom, mas não passa de um slogan. O prefeito é personalista na condução da filosofia da sua própria administração. Tem uma Câmara de Vereadores mal avaliada, o que lhe reduz a oposição, e a sociedade o avalia bem. Mas ele não tem unanimidade na preferência eleitoral para 2008. Isso deixa bem claro que falta-lhe o discurso correto. Ora, se a cidade está feliz, como mostra a pesquisa, o prefeito bem avaliado, a influência do governador não lhe faz sombra, por que ele não é melhor visto para a eleição de prefeito no ano que vem? Porque não tem discurso. Tem somente falas, sem amarração filosófica. Isso não o tem levado a lugar algum. Concretamente, não adianta ser bom orador, ter boa cultura, se o prefeito Wilson Santos não tiver uma linha de pensamento que unifique a percepção de sua gestão pela opinião pública, e ele próprio faça discursos mais adequados e se perceba como prefeito de 600 mil habitantes e influente nos demais municípios que se miram em Cuiabá, como capital do estado e como referência. * ONOFRE RIBEIRO é articulista deste jornal e da revista RDM [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL