NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010, 09h:52

LEITOR

Sobrinho devolve verba e nega ter rádios

“Não acredito o que estou vendo nesses últimos dias. A moralização das atividades políticas no Brasil. Parece que a justiça acordou e entendeu que nós, povo e contribuintes não aguentamos mais ver tanta roubalheira e imperar a impunidade. Governador preso, após a televisão mostrar as barbaridades. Demorou mas aconteceu o que todos aplaudiram. Agora a justiça matogrossense cobre do suplente de senador a devolução de 25 mil reais. Ora, se ele afirma que já devolveu, confessou o crime. Parabéns juízes federais. Vamos continuar. Não é porque devolveu que tá tudo certo. Precisa ser responsabilizado. A hora que começarem prender, deixar na cadeia até provar em contrário vai ficar muito bom. Nossa alma estará lavada, nós trabalhadores, sacrificados, honestos e cansados de ver tanta impunidade. Tá na hora de mexer na Assembléia pois muita coisa ainda está pendente. Parabéns ministro Marco Aurélio. Cadeia neles. Viva a justiça transparente, justa e operante, e vamos acabar com a impunidade, principalmente dos políticos, malandros e incompetentes, é lógico. Os bons serão valorizados”. ELLY ROBERTO DE OLIVEIRA, geógrafo, Cuiabá/MT [email protected] *** “Em certos momentos, a ‘justiça’ ou os que a aplicam, parece não ter muita coisa importante pra fazer. Tanta lambança maior por aí. Falar em cassação de direitos políticos. Sinceramente”. ISAIAS RAMOS, empresário, Cuiabá/MT [email protected] *** “Aqui no Brasil é assim, o político pego com irregularidades, quando muito... devolve o dinheiro aos cofres públicos. Se a irregularidade for grave, renuncia ao cargo e volta no próximo pleito. Multa, cadeia e inelegibilidade é algo tão raro quanto nevar em Cuiabá”. LUIZ AUGUSTO VICTORINO ALVES CORRÊA, Administrador, Cuiabá/MT [email protected] Elza Biancardini “Evaldo de Barros. Parabéns pela sua reportagem sobre Elza Fortunato Biancardini. Conheço-a desde sua juventude e admiro sua capacidade e a família que teve ao lado do ‘Zezinho’, meu especial amigo. Acompanhei a vida da família e seu sucesso. É uma família a ser lembrada. Parabéns e minha saudações à Elza e familiares, incluídos Antonio Fortunato e sra. e filhos”. LUIZ ALVES CORRÊA, Cuiabá/MT lluizalves @terra.com.br *** “Lindo artigo! D. Elza merece essa homenagem. Grande amiga de minha mãe Calina, tive a felicidade de conhecê-la desde criança e ter provado suas delícias. O jantar de 50 anos de casados dos meus pais, João José e Calina, foi festejado intimamente mas teve o sabor temperado pelas mãos preciosas e criativas de D. Elza. Parabéns Evaldo pela feliz idéia do artigo”. ERMELINDA MARIA DE LAMONICA FREIRE, Bióloga, Cuiabá/MT [email protected] Diário de um Operariano “Assisti ao jogo, sábado passado, no Dutrinha. Finalmente o cuiabano pode ir com a família ao estádio. Foi uma tarde de festa. O Mixto tinha obrigação de fazer a alegria dos torcedores, que lotaram o estádio. No final das contas, quatro a zero foi pouco contra adversários fraquíssimos como os veteranos combalidos que o time enfrentou. A imprensa de Cuiabá, de um modo geral, teceu comentários nos dias seguintes que davam a impressão de que o jogo havia sido um espetáculo. Sinceramente, eu gostaria que o futebol de Mato Grosso voltasse aos áureos tempos. Mas não no jornal ou no videotape apenas, pois todos sabem o resultado que um bom trabalho de edição pode alcançar. Longe de se constituir numa verdadeira cornetada de um operariano em relação ao histórico rival de seu clube, Odair comenta exatamente o que foi a partida”. IRINEU ALCÂNTARA, jornalista, Cuiabá/MT [email protected] Acordo judicial sobre bairro Renascer deverá ser mantido “Informo, primeiramente, a minha condição de Promotor de Justiça oficiante no processo de falência da sociedade falida Provalle Incorporadora Ltda. Sou de opinião que diante do fato da invasão implicar em questão social ligada à moradia, que o governo estadual estabelecesse intermediação com a CEF para que os invasores financiem pelo agente financeiro indicado a aquisição dos imóveis perante a massa falida, de tudo participando o agente do parquet. Não seria preciso que a massa tivesse de aguardar tanto tempo para receber o valor da venda, a CEF pagaria o valor dos imóveis e os ocupantes pagariam de forma parcelada ao agente financeiro, com a massa pagaria aos credores habilitados. Aliás, o governo federal dispõe de recursos para os fins de moradia, basta vontade política que o caso será resolvido. É a minha sugestão”. LUIZ GONZAGA PEREIRA DA CUNHA, Promotor de Justiça, Goiânia/GO [email protected] Álcool e gasolina atingem preços recordes em 2010 “A proibição aloprada de plantio de cana em Mato Grosso tem duas consequências gravíssimas. Diminui a possibilidade de emprego num estado que tem mais de 200 mil desempregados. De outro lado a produção não acompanhando a demanda e os preços tendem a subir afetando toda a economia, com o agravante de que pela escassez já se cogita da importação de álcool de milho norte americano; mais emprego por lá e de menos aqui. Sem aumentar o emprego a economia não cresce. Já se planta cana e produz álcool no Brasil com alta tecnologia que evita a degradação ambiental. Na planície pantaneira até se pode justificar mas, no altiplano da BAP é burrice, proselitismo ecológico”. BENTO PORTO, engenheiro agrônomo, Cuiabá/MT [email protected] *** “Preço ou roubo? O preço da gasolina em Cuiabá, que já era elevadíssimo, com este aumento passa a representar um verdadeiro roubo. Dou como exemplo o preço médio da gasolina em Alexandria, Fairfax e toda a região de Washington, D.C. nos Estados Unidos, cujos preços são bem maiores do que em outras cidades do Sul e meio norte dos EUA. Pois bem, o preço médio da gasolina aqui custa em media 2,76 dólares por galão (equivalente a 3,78 litros). Tomando o câmbio médio de 1,88 reais por dólar, o preço de um litro de gasolina aqui nos EUA e de 1,37 reais. Assim podemos perceber que o preço da gasolina em Cuiabá é 103,6% a mais do que em uma região cuja renda média supera 55 mil dólares anuais. Resumo: os polpudos lucros da Petrobras e de outras distribuidoras são conseguidos por um verdadeiro roubo institucionalizado”. JUACY DA SILVA, Professor aposentado UFMT, Cuiabá/MT [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL