NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Terça-feira, 17 de Junho de 2008, 21h:08

LEITOR

Só dois deputados de MT são contra nova CPMF

“Parabéns aos nossos representantes na Câmara Federal, pois estão mais uma vez provando que a nossa bancada federal é da melhor qualidade. Defender a CSS é uma enorme contribuição à saúde pública. Só quem é muito hipócrita, insensível e que se julga acima das necessidades da população é que vota contra essa pequena contribuição. Quero cada vez ganhar mais para poder contribuir mais, especialmente, na área de saúde pública. Defendo, inclusive, que parte dessa contribuição seja especificamente destinada a um programa de saúde mental, através dos bem-sucedidos Caps - Centros de Atenção Psicossocial existentes em todas as boas cidades brasileiras. Em Primavera do Leste, o Caps I tem dado enorme contribuição à diminuição dos índices de violência, pois combate o crime na sua origem, com a atenção à pior doença de nosso século, que é o uso de drogas: álcool, cocaína, heroína e maconha, além de atender os inúmeros casos de doenças mentais, cada vez mais freqüentes em nossa sociedade, devido ao avassalador processo de deterioração dos valores sociais e humanos. Creio que boa parte da verba da segurança pública deveria ser deslocada para a criação de CAPS e Agências de Saúde Mental em todos os municípios brasileiros. Sou eleitor em Mato Grosso e gostaria de saber o e-mail dos nobres deputados federais para cumprimentá-los e reivindicar o que acima elenquei.” OLIMPIO ALVES DE MENEZES, jornalista, Primavera do Leste/MT [email protected] *** “Parabéns ao deputado Carlos Abicalil e à senadora Serys Marly pela posição destacada em favor do povo mato-grossense. Quero especialmente lembrar que a verba para a área da saúde pública deveria ser ampliada e discriminadamente alocada nas áreas de Saúde da Família, Saúde da Criança, Saúde Mental e Medidas Preventivas de Transtornos Psicossociais, este último por intermédio dos Caps AD (Álcool e Drogas) em todos os municípios brasileiros. Se você for ver, na raiz de toda a doença mental(depressão, síndrome do pânico, fobias sociais e quadros de transtorno do humor) está a falta da prevenção. A violência se origina do despreparo dos pais em lidar com os filhos já no lar, estendendo-se à escola e ao longo da vida. Em todos os furtos ocorridos em todas as cidades brasileiras você vai encontrar a dependência de drogas como causa fundamental. Em todos os casos de depressão, a uma taxa elevada ultimamente, estão os problemas de pais cujos filhos têm dependência de álcool, cocaína ou maconha. Parabéns aos nossos deputados por defender não a CSS do Lula, mas a contribuição para a saúde pública. Os partidos que combatem a contribuição de saúde pública estão na verdade combatendo o interesse da população em geral. Quem não sabe fazer oposição, como é o caso do DEM e do PSDB, não merece nosso voto!” ALINE VARGAS, estudante universitária, Primavera do Leste/MT [email protected] *** “É uma vergonha os nossos nobres deputados votarem a favor. É só raciocinar: se desde a época da criação da CPMF não foi feito nada relacionado com a saúde (mais, sim, o pagamento de mensalão aos nobres deputados), será que eles querem o que mais?” CARLOS ROBERTO TEIXEIRA DE SOUZA, agente de viagens, Cuiabá/MT [email protected] MT é último do país no Exame da Ordem “Engraçado! O pega é firme somente contra os advogados, como se fossem os únicos profissionais malpreparados neste país. É de praxe que as faculdades que ministram cursos de direito ministrarem outros, entretanto não se fala nos demais formados na mesma instituição educacional. Na verdade, existe mesmo é uma grande reserva de mercado na área do Direito, onde os próprios operadores são mestres do curso. Dá-se a entender que quanto pior, melhor! Assim, da forma que um político deseja o insucesso de seu adversário, o Brasil taí, cheio de maus e bons profissionais. É importante que o consumidor ou usuário faça uma boa escolha na hora de buscar o produto ou serviço. O consumidor tem que estar atento, assim os profissionais não permanecerão enganando, serão excluídos ou incluídos no mercado na conformidade de sua capacidade no exercício da profissão que escolhera.” OSVALDO S. PIMENTEL, contador, Cuiabá/MT [email protected] PT aprova aliança com PR e Vera como vice “Quem diria que um dia isso seria possível? Verinha se notabilizou na política empunhando a bandeira do sindicalismo, do enfrentamento aos donos do poder e essa luta destemida lhe rendeu dois mandatos eletivos. Agora, cooptada pelo rei da soja, Verinha curva sua espinha dorsal, abre mão de suas convicções, renuncia a seu passado e tenta se manter no poder a qualquer custo, nem que para tanto tenha que compor com um burguês e assumir o discurso do ‘motosserra de ouro’. Incoerência deveria ter limites!” EDESIO DO CARMO ADORNO, advogado, Cuiabá/MT [email protected] Rio Cuiabá tem 45 quilômetros loteados “Domingo, dia 08/06/2008, descemos para pescar no rio Cuiabá. Pegamos a estrada de chão passando pela pousada Sítio da Vovó, indo direto até a entrada do pesqueiro Bugiu; mas um funcionário desse pesqueiro trancou a porteira com cadeado, não deixando nenhum veículo passar, alegando que o proprietário não autorizou ninguém a passar pela estrada de chão, como se o mesmo fosse dono da beira do barranco e da estrada de chão que passa a menos de cinco metros da beira do rio, obrigando vários veículos a voltarem e procurar um desvio; temos que achar alguém para resolver essa situação, não estamos em uma cidade sem leis, ou seja, Texas, tempo do faroeste (Velho Oeste). Exigimos nossos direitos de ir e vir. Desde já, agradeço e pedimos para tentarem resolver esta situação...” JORACI DE ANDRADE, autônoma, Cuiabá/MT [email protected] Meta é investir R$ 1,3 bi em MT até 2010 “Parabéns ao Pagot pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol do desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. Um dos problemas seculares deste Estado sempre foram as péssimas estradas. Mato Grosso se desenvolve e se fortalece com estradas de boa qualidade, pois o nosso potencial é muito grande. Certamente, os mato-grossenses irão reconhecer o esforço que ele tem feito pela nossa gente!” ANTONIO CARLOS, Cuiabá/MT

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL