NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015, 20h:52

LEITOR

Risco de rompimento de barragem de Manso é remoto

“Cumprimentos pelo esforço do pessoal da redação. A matéria merece toda atenção da população. Mesmo com informação de que a água levaria várias horas para chegar na cidade, a pergunta que fica é: a coluna de água, em caso de terremoto, com a barragem cedendo, alcançaria que locais, além do leito do rio Cuiabá, considerando que o relevo é irregular. Por onde essa coluna de água se deslocaria? Pela cabeceira do rio Coxipó? Ou se espalharia pelas margens do leito? Até que altura chegaria, já que a barragem tem 90 metros de altura. Que locais seriam considerados seguros, que altura, pois sabemos que a água se espalha e quanto mais distante menor é o impacto. Pedimos escusas pela insistência, mas a matéria alcança cerca de um milhão de habitantes e apreendemos que "guerra avisada não mata aleijado", portanto se necessitar de estudos topográficos e construção de modelos que se providenciem urgente. O manejo da população que reside nas margens dos leitos do manso, Cuiabá, e seus afluentes e regiões de risco, em condições normais não se constitui em grande dificuldade. Exemplo a evacuação da região do porto no governo do doutor José Fragelli, poderão receber outras áreas mais distantes inatingíveis, e muitas vidas poupadas com o uso da inteligência. Em Mariana muitos padeceram por habitarem locais baixos sem conhecimento dos riscos que corriam. Agora é só lamentar. Vamos evitar esses riscos, com segurança e uso de tecnologia. Podemos lembrar o acidente ocorrido no Japão, onde a população residia praticamente no nível do mar. Durante muito tempo os efeitos da radiação nuclear produzirá efeitos calamitosos para a humanidade. Vamos aproveitar as calamidades ocorridas, com seus efeitos desastrosos, para proteger nossas cidades e habitantes dos locais baixos. Lembramos que a usina poderá ser entregue aos chineses, a exemplo de Jupia e Ilha Solteira, tornando a matéria praticamente impossível de ser tratada.” ACIR CARLOS OCHOVE, Cuiabá/MT [email protected] Sindicatos nunca pagam as multas “O transtorno é muito grande para a sociedade, eu, por exemplo, adquiri um carro no final de novembro para viajar em férias, que começam dia 10/12, e não posso sair em viagem, pois o mesmo não pode ser licenciado/emplacado. A quem devo recorrer? Quem vai me indenizar pelo dano moral?” TIÃO SOARES, industriário, Cuiabá/MT [email protected] *** “Não canso de ser repetitivo... o maior câncer desse país chama-se poder judiciário.” MOISES MEL, engenheiro, Cuiabá/MT [email protected] *** “Como sempre costumo dizer, ‘vivemos no país da sacanagem’. Estamos numa democracia onde o povo não tem direitos, só deveres, obrigações... A Justiça não nos protege de verdade, nossos direitos são desrespeitados a todo momento.” SANTO MOTA, Primavera do Leste/MT [email protected] Bezerra comemora chegada de Janaina “Grande Carlos Gomes Bezerra, criador, instrutor, articulador, orientador defensor, mamador e bajulador do ex-governador ladrão de Mato Grosso, Silval Barbosa. PMDB, vixe!” TAIRONE SANTOS, Cuiabá/MT [email protected] Câmara manteve Verba Indenizatória de R$ 25 mil “Pela enésima vez a Câmara de Vereadores da capital aparece negativamente nos noticiários, agora por não cumprir uma decisão judicial que limitava o valor da vergonhosa verba indenizatória. Na semana onde se comemora o dia nacional contra a corrupção o nosso legislativo se apresenta na contramão dos fatos, não é atoa que essa instituição que deveria ser muito importante para o contexto republicano é chamada de maneira jocosa de ‘casa dos horrores’. Esses são os fatos e agora? Qual é a solução? A solução seria a população votar melhor, escolher o menos ruim e principalmente não negociar o voto, afinal isso também é corrupção, e como diria o saudoso amigo Joãocuizarruim, ‘sujo não fala de mal lavado’. Tai, tai, tai!” LEANDRO PINTO DE OLIVEIRA FILHO, Cuiabá/MT [email protected] Maior crescimento é de MT “Há contrassenso do governador Pedro Taques que quer parar com a expansão agrícola e sem uma política mineral para o Estado. Ele está lá no exterior falando asneiras para inglês ver. Como pode adotar desmatamento zero? É uma piada, só rindo.” LÉO ADRIANO DE OLIVEIRA, geólogo, Cuiabá/MT [email protected] Greve deixou 12 mil processos parados no Detran “Gostaria de saber se serão descontados os dias não trabalhados, se o sindicato pagará a multa imposta pela Justiça e qual o procedimento para que o sindicato me indenize pelos prejuízos causados?” MARCELO R. LIMA, Cuiabá/MT Rui Falcão critica declaração de Taques “Se o PT não estivesse roubando tanto do Brasil não chegaríamos a esse ponto.” CARLOS TAIRONE, Cuiabá/MT [email protected] Dilma diz que não cometeu nenhum crime “Não adianta Dilma ficar tergiversando e tentando se passar como boa moça. A presidente cometeu crimes sim... enviou recursos para o exterior sem autorização do Congresso e utilizou empréstimo de bancos públicos para maquiar as contas do governo. Dilma mente em dizer que não foi beneficiada, pois sem esses crimes dificilmente seria reeleita. Aliás, mentir foi o expediente mais utilizado pela então candidata.” LUIZ AUGUSTO VICTORINO ALVES CORRÊA, administrador, Cuiabá/MT [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL