A senadora, para tirar o corpo fora, repete a velha história dos espertos políticos brasileiros: eu não sabia de nada. Será que agora vão querer botar a culpa na pobre recepcionista do Senado quebrando o seu sigilo bancário tal qual fizeram com o caseiro Francenildo do caso Antonio Palocci? JOSÉ CEZÁRIO M. ASCHAR, bancário aposentado, Cuiabá/MT Votorantim terá 85% da mão de obra local Mato Grosso está de parabéns! Parabéns ao governador Silval Barbosa (PMDB) e todos os políticos que aprovaram esse empreendimento de grande valia para o Estado. Pedro Nadaf é sem dúvida a um mato-grossense valoroso que vem desempenhando importante papel junto ao Governo do Estado de Mato Grosso. BENEDITO RUFINO DA SILVA, Professor, Cuiabá/MT
[email protected] Cuiabá quer manter gestão sobre PAC O Governador e o Prefeito Chico Galindo deveriam se informar de o que dita a Lei. O saneamento que é uma das funções públicas de interesse comum dos municípios da Metrópole deve ser tratado em conjunto pelos quatros municípios da Metrópole ... com o apoio do Governo Estadual sendo que o Governador não tem poder de ingerência nos municípios. Para maiores esclarecimentos, ver o Projeto Piloto Metropolitano Nacional da ASSUT-MT. JEAN M. VAN DEN HAUTE, Diretor Técnico da ASSUT-MT, Cuiabá/MT
[email protected] Assaltos somam R$ 3,3 mi Quando compro no crediário e vejo o tamanho dos juros que pago, quando estoura o cartão de crédito vejo o rombo que sai do meu bolso e quando vejo os caixas sendo assaltados meu dói o coração, será... O lucro dos seis maiores bancos brasileiros superou os R$ 20 bilhões no primeiro semestre deste ano. Somados os lucros líquidos do Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Federal e HSBC o lucro das empresas chegou a R$ 21,72 bilhões. Esse valor supera em 15% o registrado no primeiro semestre de 2008 antes da crise econômica mundial , quando os mesmos seis bancos lucraram mais de R$ 18,8 bilhões. O montante deste ano também supera o do primeiro semestre de 2009 - R$ 16,84 bilhões -, período da crise, em 28,75%. Nos três maiores bancos privados do país as taxas variam entre 47% e 69%. Na modalidade cheque especial, a taxa média está em 165% ao ano. As receitas de prestação de serviços subiram 19%, mostrando que os bancos estão aumentando suas receitas nas duas frentes: Juros altos e tarifas elevadas. O monopólio do capital financeiro obtém os lucros mais altos do mundo exatamente no país onde vivem, sem contribuir com um centavo para nada. Há mais de duas décadas o monopólio do capital financeiro locupleta-se de taxas astronômicas de juros, desde que fez passar no Congresso Nacional uma emenda à Constituição Federal de 1988 eliminando o limite máximo de 12% ao ano para sua orgia financeira. O monopólio do capital financeiro dissimula a agiotagem alegando que seus lucros advém, em grande parte, de ganhos com a prestação de serviços. Há números que poderiam até convencer, não fossem desde logo repudiados por entidades sérias. A cobrança de nada menos de 52 tipos de tarifas, saltou de R$ 9,1 bilhões para R$ 28 bilhões um crescimento de 94,4%, segundo o Banco Central trazendo a necessidade de um jogo de faz-de-conta para manter a maré mansa. O povo brasileiro esta vendo suas economias sendo levadas pelo sistema. Como dinheiro chama dinheiro, o volume de recursos oferecidos para empréstimo pelo monopólio do capital financeiro atingiu em março R$ 1,3 trilhão de reais, correspondendo à metade de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida pelo Brasil em um ano, do pãozinho até o apartamento de luxo. Essa é a realidade pura do povo Brasil... Se eu fosse hipócrita diria que estou preocupado com os arrombamentos dos caixas eletrônicos, mas como não sou estou preocupado com dona Maria que vai comprar sua maquina de lavar e paga simples o dobro, em juros e taxas... Lamentável. LEO SANTOS, Cuiabá/MT
[email protected] Silval nomeia Ferra e André Prieto Está certa a decisão do governador. Se os servidores que votam querem essa pessoa no comando e isso foi demonstrado pelo voto, não tem nada do governador nomear outro. A não ser que estivesse tendo briga/problema entre eles. Mas está tudo em paz. Já pensou se quem tivesse maior número de voto e o segundo colocado para governador tivesse de ser decidido pelo presidente da República e o segundo colocado fosse do partido do presidente? Os eleitores que devem decidir. A menos que esteja em juízo, aí sim o governador como autoridade máxima no estado precisa entrar em cena em caso de problema. DJANGO SILVEIRA, Estudante, Cuiabá/MT
[email protected] Fabricante propôs troca de granada Diante de tal fato não dá para ficar calado. O acidente aconteceu, porem nota-se que poderia evitá-lo se não fosse a irresponsabilidade de errados militares de alta patente que não deram ouvido ao relatório do Cap. Paccola e isso é revoltante, principalmente porque sabemos que quem se lascou é só o senhor agente prisional, ficou sem a mão, o estado não vai indenizá-lo posso afirmar com garantia, pois o estado não reconhece que cabe indenização, no máximo uma mísera aposentadoria proporcional, que não vai dar para ele e a família viverem, sem mão não dá para fazer bico, este pais é uma m......que vergonha. AVELINO PEREIRA NETO, Func. Pub. Federal, Cuiabá/MT
[email protected] *** Aquele velho e batido ditado nunca falha, ou seja, o barato sai caro. Pergunte ao comando geral da PM se fosse para eles usarem as granadas, se iriam optar por uma de R$ 350,00 ou uma de R$ 90,00. Claro que iriam na mais cara, mas como é para aqueles da linha de frente usar e manusear, vai a mais barata mesmo. Agora tem todo aquele processo de empurra para indenizar o cidadão que perdeu a mão, que certamente, seus netos, se é que tem, irão receber um dia essa indenização e ainda terão que fazer acordo para chegar a um denominador comum para as partes. Tem mesmo que ser no Brasil essa idiotice mesmo! CARLOS SANTOS, Cuiabá/MT