A presidente Dilma, em plena campanha eleitoral de 2010 arrotou o seguinte: privatizar o pré-sal é crime. E provavelmente sofrendo de amnésia esqueceu aquela sua afirmação, e privatizou o poço de Libra, que é do pré-sal... E diga-se, num leilão como jamais visto na história deste País, ou seja, sem nenhum concorrente! Pode! E mesmo com este sonso leilão, apesar de ter sal no nome, enquanto o Palácio do Planalto, em festa pelos míseros e tão esperados R$15 bilhões arrecadados, sendo R$ 6 bi destes responsabilidade da combalida Petrobrás, a Dilma, pediu licença aos camaradas, e mais uma vez infernizou as grades dos programas das TVs e das Rádios, e fez um pronunciamento em cadeia, não mais antes do Jornal nacional, porque ela não se parece boba, mas no inicio da novela das noves. Dá mais ibope irmão... E como se estivesse em pleno Horário Eleitoral Gratuito, a presidente falou pelos cotovelos, e ainda soltou uma perola desgastada muito a gosto dos petistas: vamos transformar o petróleo em educação e petróleo em saúde. Oras, se em 11 anos no poder o PT de Lula e Dilma não conseguiu avançar na qualidade da educação, e da saúde transformou um caos maior ainda, mesmo arrecadando muito, esses R$ 300 bilhões que serão destinados pelo Fundo Social do Pré-Sal, aos dois setores citados na fala da presidente, não vão fazer nem cócegas, e está mais para uma pobre gorjeta! Então vejamos, esses R$ 300 bilhões estão previstos para serem arrecadados em 35 anos. E lógico depois do início das operações de prospecção do campo de Libra, inicialmente programado para 2019. Sendo 75%, ou 225 Bilhões para educação, e outros R$ 75 bilhões para saúde. Se nós temos algo próximo a 40 milhões de alunos nas escolas públicas (creches, pré-escola, fundamental, ensino médio e universidade), isso sem falar em melhores salários para os milhares de professores da rede pública, esses R$ 225 bilhões simplesmente vão gerar a mais para educação R$ 6,43 bilhões por ano, ou R$ 161,00 per capita por aluno anualmente. E para saúde com os R$ 75 bilhões prometidos em 35 anos, e com um potencial mínimo 140 milhões de pacientes que podem ser atendidos pelo SUS, dos 200 milhões de habitantes que temos, ficará uma merreca de R$ 2,143 bilhões por ano, e os ofensivos R$ 15,40, por paciente também por ano... Esta é infelizmente a farsa da verba prometida de que ufanamente o governo Dilma fará uma verdadeira revolução na educação e na saúde. Essa promessa é caso de polícia. Ou, comparadas àquelas dos camelôs que só vendem para o publico produtos pirateados, e sem nenhuma garantia! É uma afronta a Nação esta fala da presidente! E que certamente foi aplaudida pelos camaradas e aliados do PT. Certo mesmo é que estamos verdadeiramente órfãos de um governo, que há muito usurpa a paciência e a inocência de milhões de brasileiros! E é bom frisar que, se a exploração do gás de xisto como fazem com sucesso os EUA, crescer também pelo mundo afora, o resultado que se espera do pré-sal, poderá naufragar, porque o barril de petróleo pode ser vendido a preços de liquidação, ou, na bacia das almas... Lógico que esta possibilidade não está no radar dos petistas porque somente lhes interessa embromar os eleitores até outubro de 2014, reelegendo a Dilma, e tentar se perpetuar no poder. E como citei acima, a Dilma se fez de rogada, e esqueceu que em 2010, afirmou em plena campanha eleitoral, que privatizar o pré-sal (como fez agora) é crime! Será que ela está esperando as algemas?!... PAULO PANOSSIAN é jornalista
[email protected]