Quando as coisas parecem acalmar, no Congresso Nacional, eis que surge um fato novo. Vocês se lembram daqueles famosos cartões corporativos, além de imorais e vergonhosos, chegavam a dar náuseas nas pessoas. Felizmente, o mesmo foi banido, agora para compensá-lo surgiram às diárias, usadas em viagens internacionais. Ninguém discute a legalidade da mesma, porém o valor posto é aviltante sob todos os aspectos. Em meio a uma das piores crises mundiais, vivida pela humanidade. Infelizmente nosso país, além dela é afetado por uma muito maior de efeito retardado, com reflexos nocivos a toda sociedade brasileira independentemente de cor, credo ou posição social, falo da crise institucional dos poderes constituídos em nosso país. Veja bem a minha colocação, para que depois não venham dizer, que estou sendo radical com uma das instituições mais sérias e respeitadas do nosso país, me refiro ao Congresso Nacional. Não concordo, com o valor pago pelas diárias a esses parlamentares em viagens internacionais, com a monta de R$ 480,00 a R$ 520,00. Explico: em nosso Estado no Executivo, os funcionários em viagens para o interior a serviço têm suas diárias com valores de R$ 110,00 e fora dele é de R$ 250,00, este valor é ínfimo se comparado a R$ 520,00, pago aos Senadores. Vejam as diferenças gritantes que existem, os mesmos percebem salários altíssimos, tem uma série de auxílios como, auxilio moradia que é de R$ 3,8 Mil Reais, auxilio paletó entre outros, além disso, suas viagens são de avião, com um conforto de dar inveja a qualquer um. Enquanto isso, um simples servidor público estadual, muitas vezes se desloca a regiões inóspitas sem nenhum recurso físico que permita a ele um mínimo conforto, mesmo assim se sentem privilegiados, por estarem servindo a instituição a que representam, embora recebam diárias no valor de R$ 110,00. Aproveitando o gancho, para não perder o foco da questão, em outro artigo por mim publicado intitulado O grande circo. O mesmo recebeu vários comentários, todos de importância singular, porém um em especial me chamou a atenção. O do leitor Nelson, ele diz gostei do artigo, porém entendo que deveriam ser citados os parlamentares Ralf Leite, Lutero Ponce, Chica Nunes,............ Caro leitor, agradeço as palavras de carinho, quero informar-lhe que já falei exaustivamente a respeito da conduta desses parlamentares, porém cabe a justiça e órgãos competentes o julgamento do mérito, que irá aponta a culpabilidade de cada um. O objetivo principal deste artigo é divulgar estes fatos imorais e vergonhosos, que vem ocorrendo em Brasília, tendo como epicentro o Senado Federal, em escala Richter bastante acentuada. A continuidade de tais atos acaba desencadeando um verdadeiro efeito dominó, que chega até os estados e municípios, com uma propagação astronômica, causando verdadeiro estrago. Mesmo sendo salvos pelo gongo, com o recesso parlamentar, ainda assim continua surgindo verdadeira avalanche de denúncias e escândalos. Agora a partir da exibição de gravações telefônicas com autorização judicial, entre a família Sarney, com Agaciel Maia, Fernando Sarney para Assessores, motivo pedido de um cargo para o namorado da neta de Sarney, as gravações mostram que em um dado momento, eles zombam da população brasileira. Pare o mundo, quero descer. * LICIO ANTONIO MALHEIROS, Professor Geógrafo e Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior
[email protected]