NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012, 21h:26

MARIO EUGENIO SATURNO

Governo Dilma implode

Emprestando o bordão do Lula: nunca antes na história deste País um escândalo sexual de governantes foi parar na imprensa brasileira. Ao contrário da Europa e América do Norte, nossa imprensa não se importa com a vida sexual de autoridades. Paparazzi por aqui morrem de fome... Isso até esses dias, quando a Polícia Federal expôs a "amiga íntima" (nossa imprensa esqueceu as palavras corretas da língua portuguesa) do ex-presidente Lula. Pois é, o Supremo Tribunal Federal ainda nem mandou trancafiar no presídio o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, que foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, e já estoura este novo escândalo envolvendo a chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo. Ao contrário do que afirmou o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo no Congresso Nacional, a Polícia Federal não só indiciou a "amiga íntima" de Lula por formação de quadrilha, como, ainda, por corrupção ativa, tráfico de influência e falsidade ideológica. E foi considerada o "braço político" da quadrilha. A quadrilha infiltrada no governo envolvia a ANA (Agência Nacional de Águas), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a AGU (Advocacia Geral da União), a Antac (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), MEC (Ministério da Educação e Cultura) e TCU (Tribunal de Contas da União). As cifras? Bilhões de reais. E, mais uma vez, Lula, o "traído" por tantos companheiros (isso é impressionante!), volta ao centro das discussões. Não sei o que é pior: ser tão traído ou ser tão ingênuo. Esse envolvimento das Agências talvez explique o porquê da queda de qualidade das operadoras de serviço nos últimos anos. Estou sofrendo na pele. Estranhamente, foi permitido à Claro comprar a Embratel, o que acabou de vez com a competitividade que a então Telefônica tinha. Eu contava os minutos esperando a Embratel chegar a São Sebastião, minha morada, para descartar de vez a Telefônica. Além de não ter competição, a Telefônica foi adquirida pela Vivo... e meus problemas começaram. Adquiri uma casa, mudei-me e... faz quarenta dias que meu telefone está morto! Também não está "vivo" meu serviço de internet. É muito tempo! E nem tenho expectativas... Telefonei para a Agência Nacional de Telecomunicações reclamando, mas a Anatel informa que está "cobrando" a Vivo... Não tem como multar? Só faz solicitações? Para que serve, afinal? O mais estranho da Anatel foi entregar a implementação da internet de banda larga para uma empresa minúscula no estado de São Paulo e que, até agora, só existe em dez cidadezinhas. O Estado tem quase seiscentas cidades, em uns cinco mil anos essa empresa consegue cumprir a meta federal... Crise da seca, de abastecimento de água, crise de violência, crise nas penitenciárias, crise econômica (pior PIB dos últimos 30 anos), crise de credibilidade, crise na Educação, crise de energia, crise do álcool, crise na Petrobras, crise na indústria... Crise Moral! Será que a "presidenta" Dilma nunca sonhou em fazer deste país uma grande Nação? *MARIO EUGENIO SATURNO é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mariosaturno.blog.com

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL