Cuiabá terá quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Ouvi gente em total espanto dizer: só isso? Muitos ainda questionaram se vale a pena tanto investimento, tanto dinheiro na construção de uma nova praça esportiva, de melhorias no aeroporto, nas vias públicas, no setor de saúde e, principalmente, no transporte público para recepcionar apenas quatro partidas. Querer mais do que este número seria um sonho ainda maior do que ter a Copa por aqui. O investimento vale sim, pois a Capital vai se transformar. É claro que eu queria estar no coro daqueles que defendem mais partidas do Mundial em Cuiabá, mas nem mesmo o apelo de termos um eco-sistema tão diversificado, com cerrado, floresta amazônica, pantanal, Chapada dos Guimarães seriam, e não foram, suficientes para sensibilizarmos a Fifa. Os grandes centros do país serão beneficiados com mais jogos. Não dava mesmo para querer tirar de São Paulo uma das partidas das semifinais da competição, como não dá nem para imaginar o Maracanã alijado da grande decisão. Acredito que o número de quatro partidas para Cuiabá é um grande prêmio para a cidade, que infelizmente, faltando três anos para a Copa, ainda vive um clima de total letargia, nenhuma obra, a não ser a praça esportiva que será erguida no lugar do demolido Verdão, e olha que está sendo levantada a passo de cágado, tal a lentidão, tendo sempre a chuva como desculpa pelo atraso. Vale destacar que os quatro jogos da Copa do Mundo de 2014 vão representar um marco no progresso de nossa Capital. Quem afinal acredita que se não fosse o advento deste Mundial, Cuiabá iria receber tantos investimentos em infra-estrutura? Nem mesmo o mais cético dos otimistas apostaria nesta possibilidade. Portanto, ao invés de reclamarmos e exclamarmos: só quatro jogos do Mundial em Cuiabá?, deveríamos, isso sim, agradecer aos céus por estes quatro jogos. Só assim teremos uma Cuiabá voltada para o crescimento, com a possibilidade da chegada de grandes empresas, de geração de empregos para nossos jovens e de oportunidade de crescimento, largando a pecha de sermos uma cidade apenas administrativa. Tem quem diga, tentando lembrar a velha frase de Juscelino Kubitschek, que Cuiabá vai crescer 40 anos em 4. Não sei se chega a tanto. Tenho minhas dúvidas, ainda mais sabendo que cresce, de forma assustadora, o número de carros na cidade. Mas, que vai melhorar, vai ficar mais bonita, aconchegante, receptiva. Isso com certeza vai. JONAS JOZINO é Editor do Caderno de Esportes do Diário E-mail
[email protected]