NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Sexta-feira, 23 de Julho de 2010, 20h:12

JOAQUIM VENTURA LOPES

Conquista dos profissionais da educação

A política no município de Várzea Grande sempre foi, historicamente, para atender interesses de algumas pessoas que estavam próximas do poder. Não quero dizer, com isto, que, agora, vivemos uma maravilha na política várzea-grandense. Pelo contrário, muitos que usufruíam dessas benesses apenas mudaram de lado e continuam defendendo seu cargo em detrimento de políticas que visam ao interesse da coletividade. As conquistas sociais não acontecem só pelo fato de administradores, quase sempre demagogos, entenderem que é uma necessidade e um direito da sociedade ter hospital, saneamento, educação de qualidade, bem como infra-estrutura necessária para se viver com dignidade. Essas conquistas se dão no campo político a partir da organização sistemática das associações de moradores, sindicatos comprometidos com a categoria e, acima de tudo, através de muita mobilização social. Digo isto para reafirmar que o Plano de Cargos, Carreira e Salário - PCCS dos profissionais da rede municipal de Várzea Grande, que ora tramita rumo à aprovação na Câmara Municipal, é fruto de uma mobilização da categoria que soube, com perseverança, muita mobilização através de acampamento, audiência, passeatas, atos públicos defronte a Secretaria Municipal, Paço Couto Magalhães e Câmara Municipal, cobrar dos gestores sua implementação. Ainda falta muito para que sejamos valorizados enquanto trabalhadores e trabalhadoras da educação. Não somos ingênuos e estamos atentos quando o assunto é político e interesse de classe. A comissão do PCCS que representou o Sintep/VG merece, em nome dos profissionais da rede municipal, as nossas saudações pelo belíssimo trabalho que realizaram, para que se tornassem realidade alguns direitos que foram negados aos trabalhadores. Porém, em nenhum momento, a categoria deixou de percorrer este caminho sem perder a postura e a ternura no campo da luta política pela valorização da carreira. Alguns tentaram, e ainda tentam tumultuar o processo que está sendo conduzido pelo Sintep/VG, contudo reafirmamos que temos posição política em defesa da categoria, por isso não recuamos da nossa proposta pela valorização de todos os trabalhadores da rede municipal. Porém, não nos iludamos, pois apenas nos aproximamos do morro de Santo Antônio. Chegar ao pico e olhar de cima a beleza de Várzea Grande exigirá, ainda, uma dura caminhada, ora parando, ora recuando, mas sem desistir do nosso projeto que é pela implementação de um piso salarial para a categoria viver com dignidade. * JOAQUIM VENTURA LOPES, professor da rede estadual, membro da diretoria do Sintep/VG e especialista em Proeja [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL