NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Sexta-feira, 14 de Março de 2014, 21h:14

LEITOR

A anarquia dos Black Blocs

“Contrariando a expectativa da Grande Imprensa, observa-se que, com a proximidade da realização da Copa, não há o esperado crescimento nas manifestações de ruas, como aquelas ocorridas em junho de 2013. Três fatores contribuíram para esse fenômeno. Primeiramente, a população brasileira repudia veementemente cenas de violência e de depredação de bens públicos e particulares por parte dos manifestantes, ainda que ela eventualmente possa até concordar com as reivindicações. Em segundo lugar, há uma percepção popular de que está havendo uma exploração política por parte de adversários do atual governo federal, das manifestações populares, que deveriam ser espontâneas. Basta lembrar aquele episódio recente em que um jovem pobre, pertencente ao tal "black bloc", acusado de ter soltado o rojão que matou o cinegrafista da Band, confessou ter recebido a importância de R$ 150,00 de um determinado político adversário do Governo Federal para participar de manifestações. Finalmente, contribui também para o esvaziamento das manifestações de rua o amadurecimento político por parte da população brasileira, que está mais bem informada, já sabendo, por exemplo, que o Governo Federal não é diretamente responsável pela piora da Segurança Pública, da Educação e da Saúde. Hoje o brasileiro minimamente informado já sabe, por exemplo, que a gestão da Segurança Pública não é do governo federal e sim dos governadores dos estados. Sabe-se que também que a gestão da Educação não é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal, mas que a gestão da Educação brasileira é compartilhada com as outras duas esperas de poder: municipal e estadual. Assim, já se sabe hoje que a gestão do ensino fundamental é do prefeito municipal, que a gestão do ensino médio é do governador do Estado; e que somente o Ensino Superior é de gestão do Governo Federal. E que, como a situação pior da Educação não é a situação do ensino superior, mas, sim, a situação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, percebe-se que a cobrança por melhorias deve ser direcionada não à presidente da República, mas ao nosso prefeito e ao nosso governador do Estado. E sabe-se hoje que também o Governo Federal não é responsável pela gestão da Saúde. Mas que o Governo Federal repassa as verbas federais destinadas à Saúde para que prefeitos e governadores possam aplicá-las nessa área. São os prefeitos e governadores que definem onde aplicar tais recursos, sendo a prefeitura responsável pela gestão do atendimento de emergência e o Governo Estadual, o gestor do atendimento de média e alta complexidades. E sabe-se que não foram poucos os recursos que são repassados regularmente à Saúde. Só em 2013 foram repassados 79 bilhões de reais pelo governo Federal, para que prefeituras e estados aplicassem em Saúde. Esse valor repassado em um único ano corresponde a 10 vezes os 8 bilhões que o governo usou durante 3 anos para construir as oito arenas para a Copa. Assim, se há pessoas mal- assistidas pelo SUS em Cuiabá, parece que o problema não é falta de recursos, sequer é culpa dos gastos com a Copa do Mundo, como tanto se propaga, mas, sim, má-gestão dos recursos da Saúde por parte de nosso prefeito e governador. Portanto, para que Cuiabá tenha mais Segurança Pública, Educação e Saúde, ao invés de ficar reclamando do governo da presidente Dilma, cabe a nós, cuiabanos, cobrar de quem de fato é responsável pela gestão dos fabulosos recursos que regularmente são repassados a Cuiabá e Mato Grosso pelo Governo Federal. LUIZ EDUARDO ARRUDA, bancário, Cuiabá/MT [email protected] Bom exemplo “Em todos os postos de serviço, restaurantes e lanchonetes à beira da estrada, sugerimos que seja exigida a pintura em local de grande visibilidade da frase ‘Se Beber, Não Dirija’. As mães e os pais vão agradecer”. ACIR CARLOS OCHOVE, Cuiabá/MT [email protected] Justiça concede semiaberto para líder do “novo cangaço” “Pode ser que já tem gente culpando o juiz que soltou o bandido. Mas devemos mirar é nos cidadãos que elegemos deputados federais e senadores, os quais não terminam nunca de votar o ‘novo’ Código Penal, o qual, de tanto demorar, já está ficando velho antes mesmo de entrar em vigor. O juiz só aplica nossa legislação capenga, de um Congresso capenga e deputados e senadores descompromissados com os eleitores. Votamos mal e eles nos representam mal. Enquanto Jaime Campos fica falando mal do Silval, o sujo falando do mal lavado, por que o governo dele foi deplorável, deveria, sim, fazer com que o CP ande”. ALCIR MARTINS ATAÍDES, funcionário público, Cuiabá/MT [email protected] Jaime vê falta de ‘pulso firme’ em Silval “Agradeço ao senador Jayme Campos por citar o nosso nome. Continuo a trabalhar para nos viabilizar para as eleições de 2014”. JULIO CAMPOS NETO, administrador de empresas, Cuiabá/MT [email protected] Jayme critica postura de juiz “Ora, juízes também têm suas preferências políticas. Veja o exemplo do ministro Gilmar Mendes, que vive de conversinhas com os políticos da oposição ao governo. Na verdade, Jaime está é com medo do juiz Julier, que sem dúvida é o nome mais forte para tomar dele a vaga do Senado”. LUIZ EDUARDO ARRUDA, bancário, Cuiabá/MT [email protected] Câmara alugará prédio para abrigar todos os vereadores “Isso é muito próprio da política de Várzea Grande. São herdeiros de Jaime e Julio Campos. Vamos esperar, ok?” WALTER HIGINO, auditor, Cuiabá/MT [email protected] Comitê prepara recepção dos Turistas “É piada...ou é sério??? Faltando menos de cem dias, e agora é que vão verificar como vão receber os turistas. Pelo amor de Deus, que falta de seriedade e de profissionalismo por parte dos prefeitos e governadores envolvidos na questão!!! Aceite um conselho: para tudo e começa a tapar os buracos e fazer calçadas, pois muito mal dá tempo pra fazer isso bem-feito. Parem com a ilusão de VLT, etc.... caiam na real”. JORGE LUIZ SOUZA, aposentado, Cuiabá/MT [email protected] Acelera Tijuca.Airton Sena ganha mais uma “Parabéns à jornalista que foi capaz de traçar um cenário inteligente sobre as escolas de samba do Rio. Viva, viva! O texto deu samba”! MARCO ANTONIO MOURA, professor, Cuiabá/MT [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL