Diario de Cuiabá

Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022, 07h:19

Mudanças climáticas e produção de alimentos

Da Redação

Se nada for feito, os efeitos das mudanças climáticas vão trazer um cenário de grandes desafios para a América Latina e para o Caribe nos próximos anos.  

A região vai presenciar secas mais constantes, chuvas mais intensas e inundações de maiores proporções. E um dos setores mais prejudicados será a agropecuária.  

As preocupações são de Javier Manzanares, subdiretor-executivo do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund), o maior fundo de financiamento climático do mundo, criado pela Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.    

Um dos principais setores entre os mais prejudicados será a agricultura, com perda de produtividade, devido a extremos de seca e de frio.  

O cenário do ano passado já mostrou isso. Enquanto algumas culturas foram castigadas pelo excesso de calor e pela seca, outras foram prejudicadas pelo frio intenso, como ocorreu com o café.  

Para Manzanares, é necessária uma mudança de gestão ou o processo produtivo de alimentos será afetado. Para dar respostas às mudanças climáticas, o fundo quer participar mais nas Américas com investimentos em mitigação da emissão de gás de efeito estufa e na busca de maior resiliência climática.


Fonte: Diario de Cuiabá

Visite o website: www.diariodecuiaba.com.br