Diario de Cuiabá

Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022, 00h:00

Em um ano, MT tem 63,5% da população vacinada com 2 doses

Para avançar, somente na última sexta-feira (15), o Estado recebeu 23 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 para iniciar a aplicação em crianças de cinco a 11 anos

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

Na noite do dia 18 de janeiro de 2021, Mato Grosso dava início ao Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 em um ato simbólico, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. Na oportunidade, dez profissionais que atuam na linha de frente da pandemia do novo coronavírus receberam a primeira dose do imunizante Coronavac contra a doença.

No Estado, a primeira cidadã vacinada contra o vírus foi a técnica de enfermagem Luiza Batista de Almeida Silva, 43 anos. Ela atua na área desde 2011 e, em 2019, ingressou no Hospital Metropolitano, unidade em que atualmente desempenha suas atividades na unidade de terapia intensiva (UTI) Covid-19.

“O sintoma que estou sentindo agora é alegria”, disse na ocasião Luiza Batista, logo após ser imunizada. “Está chegando ao fim esta luta desigual com este vírus invisível, que nos massacrou. Nós, da linha de frente, ficamos isolados dos nossos parentes, dos nossos filhos, maridos, mães, para que não transmitíssemos o vírus a eles. E ao mesmo tempo estivemos ao lado de pacientes, dividindo com eles toda a dor. Mas, hoje chegou ao fim essa tristeza”, completou.

Desde o início da campanha, Mato Grosso recebeu 6.724.217 doses de antígenos. Desse total, conforme dados do LocalizaSUS do Ministério da Saúde (MS), foram aplicadas 5.049.119 doses, sendo 2.567.619 referentes a primeira aplicação.

Essa quantidade corresponde a 75,5% do total de 3,4 milhões habitantes do Estado, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, foram feitas ainda 2.164.104 aplicações referentes a segunda ou dose única, representando 63,55% do total de residentes, além de 19.009 de doses adicionais em imunossuprimidos e 298.387 doses de reforço.

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS - Para avançar, somente na última sexta-feira (15), o Estado recebeu 23 mil unidades do antígeno da Pfizer para iniciar a imunização de crianças de cinco a 11 anos, que engloba pouco mais de 377.879 mil meninos e meninas na faixa etária residentes no território mato-grossense.

Hoje (18), o MS envia mais 140 mil doses da vacina Pfizer. Deste total, mais 23 mil doses são pediátricas e 117 mil unidades para aplicação de reforço.

Até o momento, o Estado contabiliza 577.016 casos confirmados e 14.123 óbitos decorrentes do coronavírus. Do total de infectados, 548.145 recuperados e 13.998 em monitoramento. Até anteontem (16), 506 pessoas estavam internadas em enfermarias e UTIs.

CUIABÁ – Maior cidade populacional de Mato Grosso, com 612 mil habitantes, Cuiabá abriu somente neste fim de semana o pré-cadastro para imunização das crianças de cinco a 11 anos. A expectativa é de que a vacinação desse público comece ainda nesta semana e por aqueles que têm comorbidades.

Na Capital, a estimativa do público-alvo desta etapa da vacinação é de 66.314 crianças, sendo 45.742 na faixa dos 5 a 9 anos e 20.572 na faixa de 10 e 11 anos. Na divisão por gênero, são 34.000 meninos e 32.314 meninas, de 5 a 11 anos.

“É uma felicidade poder anunciar que estamos muito perto de começarmos a vacinação das nossas crianças que têm entre 5 e 11 anos. Continuamos nesta batalha árdua contra o coronavírus e finalmente essas faixas etárias poderão ser contempladas com a vacina da Pfizer, em uma nova formulação, produzida e testada especificamente para crianças destas idades”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Ele reforça que a vacinação tem comprovado que é eficaz, pois está cumprindo o seu papel de evitar que os casos de Covid-19 se agravem e agora as crianças terão esta oportunidade de se proteger contra essa terrível doença. “Rogo aos pais e responsáveis que realizem o cadastro, pois em breve anunciaremos a dinâmica da vacinação”, solicitou.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a vacinação desse público infantil não poderá ocorrer no mesmo local da vacinação de adultos, por isso será montada uma nova estratégia. A intenção é que, neste primeiro momento, sejam colocados à disposição cinco locais de vacinação para os pequeninos distribuídos pelas quatro regionais da cidade.

As pessoas que tiverem filhos nesta faixa etária deverão entrar no site da Prefeitura Municipal (www.vacina.cuiaba.mt.gov) e escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados com atenção.

 


Fonte: Diario de Cuiabá

Visite o website: www.diariodecuiaba.com.br