NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 22 de Janeiro de 2022
ECONOMIA
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021, 00h:00

CERTIFICAÇÃO

Projeto apoia rede de produção orgânica na Amazônia mato-grossense

A certificação orgânica da produção da agricultura familiar é capaz de garantir fonte de renda segura e qualidade de vida às famílias rurais e ao mesmo tempo colaborar para a manutenção da floresta em pé.

Tornar a região norte e noroeste de Mato Grosso, área sob intensa pressão de degradação ambiental, referência no modelo de produção sustentável é o objetivo do recém-implementado projeto "Agroecologia em Rede: Conectando elos para a transição orgânica da produção familiar amazônica".

A iniciativa do Instituto Centro de Vida (ICV) é financiada pelo Programa Global REDD Early Movers (REM) e irá apoiar pelo período de dois anos a Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama).

A rede foi formalizada em 2019 e é composta por famílias de 13 organizações comunitárias de Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta e Alta Floresta.

O projeto irá viabilizar recursos para investimento na conversão para sistemas orgânicos de produção, melhorias nos sistemas orgânicos existentes e para fomentar a comercialização em rede nos principais mercados regionais.

As atividades incluem suporte na elaboração de planos de manejo orgânico, assessoria técnica nas propriedades, assessoria administrativa, capacitações, divulgação e articulação com parceiros para viabilidade econômica das atividades.

"Isso tudo é um sonho que temos. A parceria é a oportunidade de torná-lo realidade. Sem esses incentivos não conseguiríamos, porque são muitos custos", avalia Marcelly Federici, agricultora e presidente da Repoama.

O projeto REM é executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) da Alemanha e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

A verba é gerenciada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Como você vê a montagem do elenco do Cuiabá para a Série A?
Dentro do que se esperava
Tem que melhorar muito
Precisa de jogadores experientes
Não se pode fazer milagre
PARCIAL