NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 22 de Janeiro de 2022
CUIABÁ URGENTE
Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022, 07h:42

AGRO

Falta de chuva e calor no sul ameaçam safra de soja

Da Redação

A América do Sul, maior região produtora de soja do mundo, deve ter grandes perdas com a falta de chuva e o calor intenso no sul da região. A AgRural prevê perdas de 20 milhões de toneladas nesta safra, em relação ao potencial que tem.  

A previsão do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), para os três principais produtores da região — Brasil, Argentina e Paraguai— já acumulam pelo menos 9,5 milhões de toneladas em perdas.    

Os números apurados pelo Usda indicam retração de 5 milhões no Brasil, 3 milhões na Argentina e 1,5 milhão no Paraguai. Analistas acreditam, no entanto, que, aos poucos, o Usda deverá reajustar os números de safra desses países para baixo.    

A safra brasileira, prevista pelo Usda em 139 milhões, deverá recuar ainda mais. A AgRural estima um volume de 133 milhões. O potencial brasileiro era de 145 milhões.    

Uma mudança de clima, porém, poderia estancar parte dessa perda. A soja é mais resistente do que o milho, e o retorno das chuvas traria uma melhora na produtividade.  

  Além disso, Mato Grosso e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde o clima está mais favorável, poderão obter uma produtividade acima do esperado, segundo a análise da AgRural.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Como você vê a montagem do elenco do Cuiabá para a Série A?
Dentro do que se esperava
Tem que melhorar muito
Precisa de jogadores experientes
Não se pode fazer milagre
PARCIAL