NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 25 de Janeiro de 2022
CIDADES
Sábado, 15 de Janeiro de 2022, 00h:00

NO BRASIL

Indígena de MT é a 1ª criança vacinada contra Covid-19

Da Reportagem

A primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil é um garoto indígena de 8 anos nascido em uma tribo xavante de Mato Grosso. Davi Seremramiwe Xavante vai periodicamente à São Paulo para um tratamento de saúde no Hospital das Clínicas da USP. Ele foi imunizado ontem (14), no Hospital das Clínicas, na Capital paulista.

Por lá, teve início da aplicação das doses contra a doença na faixa etária dos cinco aos 11 anos. Para Mato Grosso, o primeiro lote contendo 23 mil doses de vacina pediátrica da Pfizer estava previsto inicialmente para chegar ontem pela manhã, mas o horário foi alterado para o fim da tarde.

De acordo com o Governo de São Paulo, Davi tem uma condição de saúde que afeta as pernas e o obriga a andar com ajuda de uma órtese. Durante nove meses, ele e o pai, o cacique Jurandir Siridiwe, fizeram viagens periódicas à Capital paulista para que o garoto fosse tratado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

Desde o início do ano passado, Davi passou a morar com uma tutora na cidade de Piracicaba, na região de Campinas. Ela o acompanha nas consultas rotineiras que garoto faz no HC com médicos das áreas de reabilitação e neurologia.

O caso do garoto xavante está sendo estudado por especialistas do Instituto da Criança, que procuram identificar as razões da parda parcial dos movimentos de Davi. Como há outras crianças da mesma tribo com sintomas similares aos de Davi, os cientistas da USP estão conduzindo um estudo genético completo para apontar possíveis causas do problema.

Após a chegada do lote no Estado, as equipes da Vigilância Estadual conferem a quantidade, catalogam e encaixam as vacinas para retirada dos municípios. Conforme resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), as novas doses são distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível com a necessidade local.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Cuiabá informou que a equipe responsável pela campanha de imunização também se reuniria à tarde para definir sobre a abertura do cadastro e da logística para atendimento deste público alvo.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Como você vê a montagem do elenco do Cuiabá para a Série A?
Dentro do que se esperava
Tem que melhorar muito
Precisa de jogadores experientes
Não se pode fazer milagre
PARCIAL