NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 22 de Janeiro de 2022
CIDADES
Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2021, 00h:20

MISSÃO HUMANITÁRIA

Governo autoriza atuação de bombeiros de MT na Bahia

Da Reportagem

Assim como ocorreu na tragédia da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG), uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) está pronta para ser encaminhada à Bahia e reforçar os trabalhos de resgate das vítimas que sofrem os efeitos dos desastres causados pelas fortes chuvas registradas nas últimas semanas no estado do nordeste brasileiro.

A informação foi dada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que garante que Estado está pronto para ajudar a Bahia. “Temos condições de encaminhar militares e viaturas para auxiliar nesta missão”. Para isso, é necessário que Corpo de Bombeiros da Bahia solicite formalmente o pedido de ajuda.

Segundo o governo do Estado, o comandante-geral do CBM-MT, coronel Alessandro Borges, e o adjunto, coronel Ricardo Antônio Bezerra Costa, estão em contato com as autoridades da Bahia para entrar em ação assim que for solicitado o pedido de apoio operacional.

No país, o CBM-MT é referência nacional para os 25 estados e o Distrito Federal, sendo a corporação que possui em sua equipe cães certificados pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil Ligabom. São 24 cães que podem entrar em ação junto com os militares nas ocorrências de salvamento.

Em 2019, militares do Estado integraram as missões humanitárias desenvolvidas no local do desastre em MG. Diante do desastre ambiental, o CBM-MT se colocou à disposição da população local, atuando em diversas frentes de trabalho, incluindo, a busca de desaparecidos no soterramento, por meio dos cães farejadores.

A corporação mato-grossense também conta com membros que integraram a Força Natural durante a missão realizada em Moçambique, após a passagem do Ciclone Idai.

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Como você vê a montagem do elenco do Cuiabá para a Série A?
Dentro do que se esperava
Tem que melhorar muito
Precisa de jogadores experientes
Não se pode fazer milagre
PARCIAL