NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

CIDADES
Quinta-feira, 04 de Agosto de 2022, 00h:00

MT MAIS CIRURGIAS

Cuiabá tem 11,5 mil cirurgias aprovadas, encontra 3 mil pacientes e inicia procedimentos

Da Reportagem

Pacientes que aguardam por uma cirurgia eletiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começa, passar pelo procedimento ao longo da próxima semana, em Cuiabá. A expectativa é sejam feitas 24 cirurgias por dia no Hospital e Pronto Socorro Municipal da Capital (HPSMC). A medida faz do programa “MT Mais Cirurgias”, que autorizou 11.500 procedimentos para a Capital, mas a Central de Regulação só encontrou 3.046 (26,5%) pessoas até o dia 1º deste mês.

“Mais de 800 pessoas já estão com as cirurgias marcadas para as próximas semanas. Os pacientes que foram triados e que não estão com as cirurgias agendadas ainda estão fazendo os exames pré-operatórios”, informou o diretor superintendente do HPSMC, Guilherme Salomão.

No primeiro momento serão realizadas as seguintes cirurgias: Colecistectomia, Fistulectomia / fistulotomia anal, Hemorroidectomia, Hernioplastia epigástrica, Hernioplastia incisional, Hernioplastia inguinal (bilateral), Hernioplastia inguinal/crural (unilateral), Hernioplastia recidivada, Hernioplastia umbilical, Gastrostomia, Histerectomia total, Laqueadura tubária, Varizes (unilateral) e Varizes (bilateral). “À medida que formos avançando nas cirurgias, outros procedimentos também serão contemplados”, comentou.

Conforme informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estas cirurgias serão realizadas em pacientes de todo Mato Grosso, que aguardam na fila desde 2015 a junho de 2021.

A coordenadora da Central de Regulação, Rafaely Metelo revelou que o programa “MT Mais Cirurgias” aprovou 11.500 procedimentos para Cuiabá, mas a Central de Regulação só encontrou 3.046 pessoas até a data de 1º de agosto. “Dos 3.046 que manifestaram interesse para passarem pelas cirurgias, 1.655 são de Cuiabá, 370 de Várzea Grande, 83 de municípios da Baixada Cuiabana e 938 de municípios do interior”, disse.

Ela ressaltou que as pessoas que aguardam algum procedimento cirúrgico desde 2015 a junho de 2021 podem entrar em contato presencialmente na Central de Regulação, na Av. da Prainha, esquina com Dom Bosco, em Cuiabá. Também podem entrar em contato pelo número fixo (065) 3614-5561 ou pelo WhatsApp nos números 3614-5548 e 3614-5558.

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Cuiabá flerta, cada vez mais, com o rebaixamento no Brasileirão. De quem é a culpa?
Do treinador
Da torcida
Dos cartolas
Dos jogadores
PARCIAL