2022 veio quente 40ºC, 50ºC e até 60ºC graus Celsius estão pipocando na américa no Norte, Europa, e Brasil é quase como senso comum nesse período do ano que vai de junho a outubro isso é fato nas últimas décadas, seja por questão natural ou antropogênica.
Na França, o serviço nacional de meteorologia suspendeu o alerta vermelho lançado devido à onda intensa e recorde de calor que atingiu seu pico esse, mês com temperaturas ultrapassando os 40°C em várias regiões.
Mas as temperaturas na verdade permanecem altas em todo o país, chegando normalmente e rotineiramente a 38° gruas Celsius.
Se não houver uma tomada séria de atitude de maneira real e verdadeira pelos governantes e gestores públicos mundiais a situação só tem a piorar cada vez mais no Brasil e no mundo inteiro, e aí veremos o que não gostaríamos de ver e sentir as grandes catástrofes se repetindo anualmente e o povo reclamando para Deus.
Com a temperatura acima dos 40ºC foram registradas na Espanha ao longo da semana, o combate aos incêndios florestais com ondas extremas e calor importáveis também foi uma batalha desigual para os bombeiros em vários pontos e regiões do território espanhol.
Nas regiões da Catalunha, Navarra as temperaturas permaneceram excepcionalmente altas.
Bombeiros e voluntários tentaram conter os incêndios florestais em Pumarejo de Tera, Zamora norte da Espanha com objetivo de debelar o fogo.
Como pode-se constatar os incêndios florestais já destruíram mais de 25 mil hectares na Sierra de lá Culebra, uma Sierra da região de Castela e Leão. Perto da fronteira com Portugal, segundo as autoridades regionais.
Interessante é que o fogo começou com o tempo chuvoso e seco e obrigou as autoridades a esvaziar 14 vilarejos, com várias centenas de habitantes.
Em apuros no meio do sufoco causado pela fumaça. Várias estradas foram desbloqueadas e uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Madrid e a região noroeste da Galiza, foi fechada no sábado devido aos incêndios florestais acrescentaram as autoridades.
Se não houver uma tomada seria de atitude de maneira real e verdadeira pelos governantes e gestores públicos mundiais a situação só tem a piorar cada vez mais no Brasil e no mundo inteiro
Como se sabe o governo regional de Navarra orientou a população humana a evitar "viagens desnecessárias" para deixar as estradas livres para os bombeiros atuarem em casos de emergência no ambiente.
"Temos algumas horas muito difíceis pela frente", disse o diretor do Ministério do Interior de Navarra, Amparo Lopez Antelo.
Como os trabalhos de serviços de resgate foi dificultado pelas altas temperaturas e rajadas de vento que sopram do Sul, a uma velocidade de mais de 30 quilômetros por hora, temos que permanecer em alerta geral e não podemos fraqueja nesse momento.
Como se vê a temperaturas acima de 40°C foram registradas na maior parte Espanha.
Como se diz, ou agimos agora ou pagamos pra ver, e não é só na Espanha, Estado Unidos, França ... Aqui no Brasil a situação é também preocupante!
ROMILDO GONÇALVES é biólogo professor pesquisador da UFMT/Seduc