NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
POLÍTICA
Terça-feira, 24 de Março de 2020, 14h:54

EFEITO PANDEMIA

Queda na arrecadação pode atrasar pagamento de salário em MT

Hoje, a receita mensal do Estado gira em torno de R$ 1,6 bilhão. A folha dos servidores é de R$ 600 milhões

Da Redação
GCom-MT
Mauro Mendes admite que o fator Covid-19 pode interferir no caixa do Estado e atrasar os salários

Em entrevista à TV Centro América (Globo), nesta terça-feira (24), o governador Mauro Mendes (DEM) admitou que o "efeito coronavírus" poderá implicar no atraso do pagamento dos servidores públicos em estaduais, a partir do mês de abril.

O chefe do Executivo estimou uma queda de 20% a 30% na arrecadação estadual para abril, em vista da da pandemia do coronavírus.

Por isso, ele admitiu que há, sim, grandes possibilidades de reflexos negativos no pagamento da folha de salários do Estado. 

“Essa crise vai atingir muita gente. Nós, servidores públicos, temos que ter claro o seguinte: não podemos ser uma ilha na sociedade. Está todo mundo em crise, só nós que não?”, observou Mauro Mendes.

Hoje, a receita mensal do Estado gira em torno de R$ 1,6 bilhão. A folha dos servidores é de R$ 600 milhões por mês, aproximadamente.

“Claro que não gostaria que isso [atraso nos salários] acontecesse. Mas, há uma possibilidade de a arrecadação cair de 20% a 30% no próximo mês. Como vamos fazer se entrar 20% ou 30% menos de dinheiro? Tomara que não aconteça. Mas essa é a previsão”, disse o governador.

Citando os impactos da pandemia na economia mato-grossense, Mauro Mendes observou, ainda, que o Estado deve ter queda muito grande na arrecadação de ICMS da energia elétrica e de combustíveis.

É que, atualmente, muitas empresas estão fechadas período e há uma menor circulação de veículos nas cidades. 

A arrecadação do ICMS dos combustíveis é a maior fatia da arrecadação tributária de Mato Grosso. 


4 COMENTÁRIOS:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Gilberto A N  07-04-2020 21:07:54
O que farão as empresas privadas?demissão em massa redução de salários, por que o estado não pode fazer isso ? Al ei precisa autorizar o estado a reduzir seu quadro por meio da demissão , essa maravilhosa blindagem da estabilidade precisa ter um fim , o estado estado precisa ter esse poder como fazem abertamente a as empresas da iniciativa privada , e como fazem muitos países desenvolvidos, ! Esse tratamento desigual precisa mudar .

Responder

1
0
Paulo Jegues  28-03-2020 12:41:19
ESTOU COM PENA DESSES GOVERNANTES. DE SEUS PUXA-SACOS. QUE SE CHAMAM ASSESSORES. DEPUTADOS ESTADUAIS. PREFEITOS. VEREADORES. TODOS EM CRISE!!! SNHOR GOVERNADOR MM...AO QUADRADO. SABE QUE PARA A EDUCAÇÃO SÓ SE JOGA MIGALHAS. EM OUTROS SETORES FORA O LEGISLATIVO. VEM O JUDICIÁRIO. ELES GANHAM MUITO BEM PARA FAZER O QUE VOCÊS MANDAM. RGA E AGORA CRISE. FAZ 10 ANOS SEM UM RGA DIGNO. SÓ ESMOLA. AGORA TIRAR ESSA MISÉRIA QUE OS FUNCIONÁRIOS DE BAIXO-ESCALÃO RECEBE? ISSO SIM É UM PAÍS COMUNISTA. E POR OUTRO LADO. NEO-NAZISTA. POIS APENAS PENSAM EM CAPITAL. ATRAVÉS DE CORRUPÇÃO. TRETA ENTRE TODAS AS ESFERAS. DIREITOS? NENHUM! ESTAMOS MESMO CAMINHANDO PARA OS CAIXÕES DA FEMA. O SENHOR DIZ MORRER DE CORONAVÍRUS OU MORRER DE FOME? SAIBA. SENHOR GOVERNADOR. QUEM É FUNCIONÁRIO DO BAIXO-ESCALÃO PASSA ISSO FAZ MUITO TEMPO! NÃO DEFENDO AQUI ESQUERDA OU DIREITA. NÃO EXISTE ISSO! O POVO SE MATA POR POLÍTICA. POR RELIGIÃO. POR UM BANDO DE CORRUPTOS QUE O PRÓPRIO POVO COLOCOU NO PODER! ESSES POLÍTICOS. ESSES LÍDERES RELIGIOSOS CHAMAM ESSE MESMO POVO DE GADO! ESSE CORONAVÍRUS É UM TESTE! SIM. DOS DONOS DO MUNDO! QUEM ESTÁ NA ESCURIDÃO. PROCURE ESTUDAR! ROUBAM SEUS ESCRAVOS POUCO A POUCO. ATÉ OS SINDICATOS QUE LUTAVAM POR IGUALDADE. AGORA ESTÃO LADO A LADO COM O DEM. COM O PFL. COM O PT. COM O PSDB. COM O PSOL..E OUTRAS SIGLAS. TUDO PARA CONFUNDIR. ENGANAR! ORDEM PELO CAOS. CAOS PELA ORDEM! CÉSAR JÁ FEZ ISSO! COLOQUE O POVO UM CONTRA O OUTRO E A GUERRA JÁ ESTÁ GANHA! MT PRODUZ MUITO. E O POVO NÃO PAROU. SABE O MOTIVO. SENHOR GOVERNADOR? PORQUE O POVO PRECISA JUNTAR AS PARCAS MOEDAS PARA COMPRAR PÃO! CIRCO VCS FINANCIAM COM PROPAGANDAS ENGANOSAS. COM DESENHOS. COMÉDIAS. SÃO VERDADEIROS BOBOS DA CÔRTE COMO NA ÉPOCA MONÁRQUICA... O POVO É O CULPADO DE TUDO ISSO. ESSA É A PARTE MAIS TRISTE! QUEM É ENGANADO POR POLÍTICOS. PELO JUDICIÁRIO. POR REPRESENTANTES DE IGREJAS BILIONÁRIAS. POR ARTISTAS MILIONÁRIOS QUE SÓ FALAM PORCARIAS. ESSE POVO TEM QUE DESPERTAR OU VIVER NO OBSCURANTISMO. RGA PARA O SENHOR GOVERNADOR DEVE SER REVOLUÇÃO DE GENTE À TOA! SENHOR GOVERNADOR... SE TIRAR OS COMISSIONADOS. APARENTADOS. PUXA-SACOS. FUNCIONÁRIOS-FANTASMA. DECAIR SALÁRIOS EXORBITANTES DE MUITOS FUNCIONÁRIOS. E PARAR DE FAZER MUITOS ESQUEMAS COM EMPRESÁRIOS. POLÍTICOS E BANQUEIROS. ENTRE OUTROS AGREGADOS. A CRISE PASSA! NÃO HÁ CRISE! PARA SUA TURMA NUNCA EXISTIU! AGORA. EU CONHEÇO MUITAS PESSOAS EM CRISE FAZ TEMPO... EU PISO NESSE CHÃO. E CONHEÇO A REALIDADE. EU E MUITOS SABEMOS SOBRE A SITUAÇÃO DE MT. CRISE NÃO HÁ. ESSES ENCONTROS COM O BOZO. ESSES TELEFONEMAS PARA O BOZO. OU PARA O LULA MOLUSCO. OU PARA A DILMA. OU PARA O FHC. OU PARA FERNANDO COLLOR DE MELO. FAMÍÍLIA SARNEY. DENTRE OUTROS. POIS TODOS FALAM A MESMA LÍNGUA. NOS EXPLORAR; O GADO. SE CHEGA A UMA CONCLUSÃO QUE O POVO PRECISA DE UM CARTÃO CORPORATIVO PARA EXTRAPOLAR AS CONTAS E NÃO SER PUNIDOS COMO A MAIORIA DE VCS FAZ. O POBRE NÃO PODE NEM CASAR MUITO MENOS TER FILHOS. MAS CASA E TEM MUITOS FILHOS. MAIS ESCRAVOS EM DIREÇÃO AO CATIVEIRO. PRIVILÉGIOS. QUANTOS VCS NÃO TÊM? CRISE? FAZ UMA VIAGEM PARA A ITÁLIA. SENHOR GOVERNADOR. E LEVA JUNTO TODOS OS POLÍTICOS DO PALÁCIO PAIAGUÁS. E O BOZO? FAZ O MESMO. JUNTA A GALERA DE CORRUPTOS DO PLANALTO CENTRAL. VAI PARA EUROPA. PARA A ÁSIA. PARA A CHINA! O CORONAVÍRUS É CAPAZ DE MORRER COM TANTA CORRUPÇÃO! CRISE? FAZ UMA FACULDADE. UMA ESPECIALIZAÇÃO. TRABALHA 34 ANOS. FICA DOENTE. E SE APOSENTA COM 46% DA MERRECA QUE JÁ GANHAVA... SALÁRIO DA MAIORIA DOS COITADOS DOS FUNCIONÁRIOS É UMA VERGONHA! UMA JANTA DE UM DEPUTADO. DE UM GOVERNADOR. COM VINHO DO PORTO. É O SALÁRIO DE UM COITADO DE UM FUNCIONÁRIO INSIGNIFICANTE... PARA A SOCIEDADE! CRISE? PAREM DE SAQUEAR O BRASIL. A PIOR CORRUPÇÃO É A INTERNA. O FMI E OS MAIORES BANCOS DO MUNDO ESTÃO NAS MÃOS DE POUCOS. ROCKFELLER ROCKCHILD. ENTRE OUTROS... O POVO NÃO ENTENDE QUE VOCÊS SÃO OS FUNCIONÁRIOS. EMPREGADOS DO POVO. LEMBRA? SILVAL BARBOSA. RIVA. BLAIRO MAGGI. PEDRO TAQUES. TODOS MILIONÁRIOS. FAZEM O QUE VCS FAZEM NADA PELO POVO. E TUDO PELOS GRANDES EMPRESÁRIOS E BANQUEIROS. COMO O PAULO JEGUES ESTÁ FAZENDO EM CONJUNTO COM O BOZO.... (ALGO ESTRANHO QUE PERCEBO É QUE OS REPRESENTANTES DO MUNDO NÃO PEGAM O CORONAVÍRUS. SERÁ QUE JÁ FORAM VAVINADOS? POIS SE TRATA DE UMA DOENÇA CRIADA EM LABORATÓRIO...) E OUTRA DOENÇA CRIADA. NÃO EM LABORATÓRIO. MAS PELOS CABEÇAS DOS GOVERNOS É ESSA CRISE! PSEUDO-INFORMAÇÕES VINCULADAS PELAS MÍDIAS... POR UM PREÇO MUITO MUITO MUITO SALGADO A SER PAGO COM O DINHEIRO DO POVO... QUE É TRATADO POR ESSES GOVERNOS COMO GADO... SE DIRIGINDO PARA O CONFINAMENTO... TRISTE MAS É REALIDADE!

Responder

1
0
Luís Emilio Nahirniak e Rosemeire Barbos  24-03-2020 23:14:11
O isolamento social em face do novo coronavírus A manutenção do isolamento social por um período demasiado, com a consequente paralisação do comércio e da produção de bens e da prestação de serviços (exceto os serviços essenciais), desencadeará uma onda de desemprego e poderá levar o país a um colapso econômico, refletindo negativamente também nos cofres públicos, cuja arrecadação é proveniente da taxação de impostos. Uma crise contundente na economia do país poderia ser tão ou mais devastadora que a provocada pelo novo coronavírus. Logo, entendemos que os governantes devem adotar medidas restritivas com cautela e bom senso. Se estudos científicos têm embasado as autoridades a decretarem o isolamento social por um certo período, quando poderia ocorrer o pico das contaminações (contágios), após esse espaço de tempo cremos que o ideal seria buscar restabelecer a normalidade da vida da população com o retorno do funcionamento do comércio, escolas, indústrias, sistemas de transporte coletivo, etc., porém adotando-se procedimentos de segurança sanitária, além dos que já vem sendo postos em prática. Medidas profiláticas de higiene e proteção individual deverão ser mantidas, principalmente focando os grupos de risco e nas regiões geográficas onde há histórico de contágio pelo vírus. Restaurantes e lanchonetes mantém as mesas distantes e com menos cadeiras para evitar aglomerações de pessoas; escolas podem funcionar em sistema de revezamento dos alunos nas salas de aula, de forma que metade da turma assista aula num dia e a outra metade no outro (ou outra modalidade de revezamento); manutenção do teletrabalho para os casos em que é possível desenvolver dessa forma; transportes coletivos evitando a lotação de passageiros; festas, shows e outros eventos de grande porte não seriam permitidos por um determinado prazo de tempo; e outras medidas similares para as demais atividades que impactem na economia. Enfim, é urgente a necessidade de nos reeducarmos para vencer esse mal que tem abalado o mundo. Estamos enfrentando um ser invisível, no entanto dinâmico e capaz de romper fronteiras, vencer potências, causar temor e trazer terror para humanidade que se achava imbatível no seu modo de viver, mas que, no entanto, se vê indefesa diante desse novo vírus. Em meio a decretada pandemia estamos redescobrindo a necessidade de acionar o freio de mão, parar a corrida contra o tempo, encerrar as disputas contra o próprio semelhante e, a partir de agora, unidos por um mesmo ideal, precisamos buscar alternativas para a continuidade da nossa sobrevivência. Luís Emilio Nahirniak Rosemeire Barbosa Nahirniak

Responder

2
0
DENISE FARIAS  24-03-2020 16:32:44
O governador já começou a pensar em penalizar primeiro os servidores. Pense em reduzir o dudodécimo, diminua os gastos com estradas que vai sobrar dinheiro para pagar quem trabalha por Mato Grosso.

Responder