Segunda feira, 19 de novembro de 2018 Edição nº 9916 08/04/2001  













Enfim, o entendimento

O PSDB praticamente assegurou o fim da crise com o aceite de Antero de Barros e Roberto França de disputarem a vaga de candidato ao Governo nos votos dos filiados. Apesar de ainda uma divergência sobre a data da consulta, os tucanos já descartam com convicção qualquer defecção partidária. A menos que França perca a prévia, e antes de setembro, não haveria mais como o PSDB perder o prefeito para a oposição.

Data

A data da prévia agora está exclusivamente nas mãos da Comissão do Entendimento, que deve apresentar um período intermediário entre julho (desejado por França) e março (proposto por Antero).

Prova

Quem não deve estar gostando nadinha da evolução do quadro no PSDB é a oposição, especialmente Jaime Campos. Agora terá que provar se falava sério quando disse que seria candidato se França não deixasse o PSDB.

Dividida

Quem conhece o prefeito várzea-grandense é capaz de apostar um olho como Jaime não será candidato. É que ele teria um velho estilo de só disputar na boa, e nunca enfrentar uma bola dividida.

Inteligência

Oficialmente, Jaime disse ontem vai manter o compromisso feito com França e o aguarda até o último momento. Mas adverte França que ele precisa se decidir com inteligência.

Torcida

O virtual entendimento tucano, contudo, pegou a todos de surpresa. Ninguém de fora da Comissão do Entendimento acreditava com segurança na sua permanência no PSDB. E muitos torciam pelo contrário.

Enquete

Tanto que enquete eletrônica disponível no Diário On Line com a pergunta “você acredita que Roberto França deixa o PSDB?”, 65,9% responderam afirmativamente e 34,1% negativamente.

Guerra

Itamar Franco trouxe um verdadeiro batalhão de acompanhantes a Cuiabá, para a sua estada na cidade na última sexta-feira, quando recebeu título de Cidadão Cuiabano.

Repórter

Entre os ilustres acompanhantes estavam os deputados Hélio Costa (ex-repórter especial da Rede Globo na década de 80) e Antonio Júlio, presidente da Assembléia de Minas Gerais.

‘Me prende’

Agora, quem mais chamou a atenção foi mesmo sua Ajudante de Ordens, major Doralice. Como Itamar tem fama de Dom Juan, foram inevitáveis os comentários sobre um suposto romance seu com sua chefe de segurança.

Preferência

Antero de Barros foi claro ao recusar a proposta de composição de chapa com Roberto França: disse que se for o candidato, seu vice preferido é Humberto Bosaipo e o outro senador é José Riva.

Procura-se

Logo, se der Roberto França, Riva e Bosaipo podem procurar outros cargos para disputarem no ano que vem, porque eles não deverão ser os preferidos do prefeito da Capital.

Apupos

Totó Parente impressionou quem não o conheceu nos tempos de movimento estudantil, e foi o orador mais aplaudido durante encontro com Itamar Franco, na sexta. Arrancou aplausos esfuziantes da claque.

De lei

A maioria dos órgãos públicos federais vão fechar as portas na próxima quarta-feira, para retomar o expediente apenas na segunda-feira, dia 16. E tem até lei garantindo a folga (5010/66).

Vitalidade

A se confirmar a unidade no PSDB, a Comissão do Entendimento terá conseguido dar uma prova de vitalidade do organismo partidário, como o fez na campanha do Pede Bis, em 1998.

Sacrifício

Provará também que liderança política não inata a mandato eletivo. Afinal, dos seis membros da comissão apenas Dante de Oliveira e José Riva têm mandato. E Riva pode ser o grande sacrificado pela unidade.

Participativo

O Superior Tribunal de Justiça proferiu decisão semana passada mantendo o Orçamento Participativo no Estado do Rio Grande do Sul, que havia sido suspenso no TJ/RS por iniciativa do deputado Alceu Colares.

Semente

Em Cuiabá, a vereadora Enelinda Scala (PT) está iniciando um processo de consulta à população dos bairros para colher suas sugestões sobre o orçamento. Depois vai defendê-las na Câmara. É uma semente.

Protocolo

Foi considerado falta de protocolo o governador Dante de Oliveira não enviar representante oficial para recepcionar o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, que visitou a capital na última Sexta.

Parabéns Cuiabá!

Cuiabá comemora hoje 282 anos. A data é das mais gloriosas para os cuiabanos e aqueles que aqui residem, que adotaram a cidade como sua terra natal. E muitos “paus rodados” prestam hoje suas homenagens à cidade. Há entre Cuiabá e seus habitantes uma relação recíproca de proficuidade. Como dizia o fundador do Diário, saudoso Alves de Oliveira, “a cidade vive dos que vivem nela”. Parabéns Cuiabá!


 A família do agricultor Valdevino Luiz Pereira será destaque hoje à tarde no global Planeta Xuxa.

 Eles são os cinco filhos e a esposa do agricultor assassinado em 1983 pelo hoje prefeito José Resende da Silva, o Zé Guia.

 E vão estrear um novo quadro do Planeta Xuxa, denominado “Essa É minha história”.

 Vão contar aos telespectadores de uma das maiores audiências do país os sofrimentos que passaram para se manter após o assassinato.

 E mais: que todo o sofrimento serviu como estímulo para buscarem até o fim o estabelecimento da justiça no caso.

 Valdenir, Lucivani, Valtenir, Lucilânia e Wantuir Luiz Pereira são os cinco irmãos que viraram advogados para buscar justiça.

 E estarão no programa acompanhados de sua mãe, Lúcia Ribeiro Pereira, e do advogado Décio Arantes Ferreira.

 O Planeta Xuxa vai ao ar a partir das 15h35 de hoje, pelo fuso horário de Mato Grosso.

 O país vai poder conhecer uma história de dor e perseverança que o leitor do Diário conheceu em primeira mão, em janeiro último.


Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

20:28
20:28
20:08 Vasco fica no empate com o Americano
20:08 Fluminense empata em Moça Bonita
20:07 Índio garante a vitória do Santa Cruz contra o Dom Bosco


20:07 Mixto consegue o empate em Barra do Garças e pensa na partida contra o Juventude
20:07 Rossi vence GP do Japão de 500cc
20:06 Guga volta a falhar nos tie-breaks
20:06 Wewitt destrói o sonho dos brasileiros
20:05 Lado emocional dos jogadores do Santos preocupa Geninho
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°
TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018