Quarta feira, 12 de dezembro de 2018 Edição nº 15118 12/12/2018  












Jogos mortais

Na disputa pelo topo da Mesa Diretora da Assembleia, os deputados Eduardo Botelho (DEM), Janaína Riva (MDB) e Guilherme Maluf (PSDB), segundo um analista, jogam “pelada”: do pescoço pra baixo, tudo é canela.

Coringa

Nos bastidores, Botelho e Maluf usariam todas as armas para chegar à presidência. Nesse contexto, Janaína faria jogo duplo: uma hora, acena ao democrata; noutra, afaga o tucano. Tudo pela 1ª Secretaria da Casa.

Enganação

Enquanto isso, a nova safra de eleitos – 14 deputados – se mantém no mais absoluto silêncio. Na recente campanha, a grande maioria “convenceu” o eleitorado com o surrado discurso da renovação no Legislativo.

Influência

A coluna antecipou, na semana passada, que as secretarias de Educação e de Infraestrutura iriam ficar na área de influência de Otaviano Pivetta (PDT). O vice-governador eleito confirmou, na TV Vila Real (Record).

Mudança

Um dos primeiros atos de Pivetta será transferir, da Seduc para a Sinfra, a responsabilidade por obras em escolas. A Educação terá responsabilidade apenas pela parte pedagógica, segundo o vice-governador.

Chave do cofre

Na semana passada, a coluna também antecipou que o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, era nome certo para o staff de Mauro Mendes. O governador eleito fez, pessoalmente, convite para que o secretário permaneça.

Aprovado?

Com a tendência de manter Guilherme Müller no Planejamento e Gallo na Sefaz, segundo analistas, a pergunta que não quer calar é: MM aprova a condução da política econômica do governador Pedro Taques (PSDB)?

Água...

No período de 2012 a 2016, o então vereador Allan Kardec (PDT) ganhou notoriedade como um ativo opositor do então prefeito Mauro Mendes (PSB). Neste ano, até foi contra a aliança de seu partido com o DEM.

...e vinho

Terminada a eleição, Kardec mudou da água para o vinho: na Rádio Vila Real, anunciou que está na base do governador eleito. O que o deputado queria mesmo, segundo as más línguas, era ser secretário de Educação.

Cota

A cúpula do DEM busca espaço no staff de Mauro. Não cita nomes, mas sabe-se que o atual secretário de Governo de VG, César Miranda, é o preferido do senador eleito Jayme Campos. É homem de confiança do democrata.

...............

PS “Leony Palma”

O novo Pronto-Socorro de Cuiabá, a ser inaugurado no fim deste mês, levará o nome de “Leony Palma de Carvalho”. A decisão está contida no projeto que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) enviou à Câmara, criando o Hospital Municipal. De família tradicional, Leony foi um dos primeiros pediatras da Capital, implantou o SUS em MT e MS. Entre 1975 e 1980, foi chefe do antigo Inamps.



...............

Recado

Na Rádio Centro América FM, ontem, Mauro Mandes voltou a registrar preocupação com as contas públicas. E mandou um recado curto e grosso: não vai governar só para pagar salário de servidor e repasse de poderes.

Sem privilégio

MM alertou que não teme “represálias” do funcionalismo. “Servidor é fundamental para que o Estado funcione, mas o Estado existe não é só para arrecadar e pagar salário, pagar poderes, como ocorre hoje”, afirmou.

Acelerado

Nunca no Brasil o plantio de soja evoluiu em um ritmo tão acelerado quanto nesta safra 2018/19. Esse ritmo, segundo os analistas da área, fará com que a colheita comece a ganhar força em meados de janeiro.



China

Com a demanda externa pelo grão aquecida, principalmente por parte da China, as vendas antecipadas também deveriam estar muito mais avançadas, conforme a projeção desses mesmos analistas.



Frete

Mas, as incertezas ante o tabelamento dos fretes rodoviários no país frustram essa expectativa. Até agora, pouco mais de 30% da colheita total prevista foram comercializadas, ante uma média histórica de 44%.



História

Na quinta-feira, dia 13, a assinatura do AI-5, que mergulhou o Brasil definitivamente nas trevas por mais de uma década, completa 50 anos. Em 2019, que já está quase iniciando, é bom lembrar da história.

Propaganda

A agência Genius ganhou o prêmio de melhor campanha (Leste-Oeste), no 40º Profissionais do Ano, da Rede Globo. O filme escolhido é de uma campanha de doação de brinquedos de 2017 da rede de Supermercados BigLar.


Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

18:28 Senado aprova liberação do FEX, MT é o maior beneficiário
18:26 Mauro entrega reforma administrativa e mudanças no Fethab
18:26 TCE manda Silval, Edmilson e Marcel devolverem R$ 17 milhões
18:25 Mendes quer Gallo na Fazenda
18:25 Mauro admite escalonar salário em janeiro


18:05 Gustavo Gómez compara Palmeiras com as equipes do futebol europeu
18:05 Grêmio se acerta com Thiago Neves
18:04 Tricolor tenta um acerto com Caicedo
18:04 Dunga é sondado para comandar o Peixe
18:03 Receita cobra R$ 69 milhões de Neymar
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°
TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018