Terça feira, 22 de agosto de 2017 Edição nº 14804 22/08/2017  












Conversa

O Palácio Paiaguás anda em ritmo de reeleição. Nas rodinhas a principal conversa é com quem Pedro Taques vai caminhar no próximo ano. Os palpiteiros de plantão já têm a chapa ideal.



Palpite

Na majoritária, Taques iria para reeleição tendo Blairo Maggi e Mauro Mendes como os candidatos ao senado. A vice governadoria ficaria para Eraí Maggi ou seu pupilo, Carlos Fávaro.



Páreo

O deputado Nilson Leitão corre, por fora, com chances de abocanhar uma das vagas ao Senado. O problema de Leitão é ser do mesmo partido do governador. Fica difícil o PSDB emplacar dois nomes na majoritária.



Abordagem

O ex-secretário-adjunto de Transportes e Pavimentação Urbana, Valdísio Viriato, contou que o ex-governador Silval Barbosa o mandava abordar e cobrar propina de empresários que tinham contratos com a pasta.



Feijão

As revelações de Valdísio Viriato, feitas na Defaz no dia 6 de julho, estão tirando o sono de muitos empreiteiros. O rapaz é quem ‘batia o feijão’ para a turma de Silval onde realmente tinha obras e dinheiro.



Onde?

A revelação foi dada durante confissão na Delegacia Fazendária (Defaz), no dia 6 de julho, relativa à 5ª fase da Operação Sodoma, ocasião em que também dedurou a participação dos demais membros do alegado esquema.



Sobe

Pesquisa do IBGE aponta que a Taxa de Desocupação em Mato Grosso caiu de 10,5% no primeiro trimestre deste ano para 8,6% no segundo, o que se traduz na recuperação de 18,10% dos postos de trabalho no período.



Pódio

No Brasil a taxa foi de 13%, e no trimestre anterior de 13,7%. Entre as 27 unidades da federação Mato Grosso ficou em terceiro lugar, com o Rio Grande do Sul em segundo e Santa Catarina no topo da lista do IBGE.



Bê-á-bá

Prefeito Emanuel Pinheiro retorna do exterior no sábado e se depara com um pepino: por reposição salarial os professores cruzarão os braços na véspera de sua chegada e continuarão assim na segunda-feira.



..........................

Alto lá!

O presidente Evo Morales fechou a fronteira da Bolívia com o Brasil temendo que bandidos brasileiros resgatem comparsas presos em Cobija, a capital no Departamento de Pando. A medida vigora por um mês, de zero a 6 horas, desde a sexta-feira. Os dois países têm 3,5 mil km de fronteira sendo 983 km em Mato Grosso, entre Cáceres e Comodoro.

..........................



Cautela

A Funai botou sob suspeita de contaminação o rio Iriri, que não banha áreas de garimpo, de lavouras nem urbanas, depois que índios encontraram peixes mortos em seu curso entre Mato Grosso e Pará.



Socorro

Visando proteger os índios Panará e Menkragnoti que pescam no Iriri, o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, liberou fornecimento de água mineral, cestas básicas e combustível para aquelas comunidades.



Luz amarela

Por conta dos crimes praticados por ordem de presos, o presidente do Sindispen (sindicato dos agentes prisionais), João Batista Souza, não economiza críticas aos secretários de Segurança Pública, e de Justiça.



Caos

João Batista admite que existam anomalias nas penitenciárias, mas justifica que o Sindspen alertou as autoridades sobre isso. Diz ainda que há falta de recursos humanos e de investimento em equipamentos.



Breu

Numa audiência pública, ontem, na Assembleia Legislativa, a concessionária Energisa admitiu que haja uma demanda reprimida de 32 mil ligações de energia rural em Mato Grosso, mas prometeu solucioná-la.



Sonho

A meta da Energia, por meio do programa Luz para Todos, é universalizar a energia rural até 2019, incluindo nesse projeto as demandas que surgirem até lá. Mais: quer fazê-lo com linhas bifásicas.



Regramento

Cúpulas da PM, Polícia Civil, Bombeiros e Politec aguardam para amanhã o relatório final da Comissão Setorial Temática da Assembleia, que analisa a autonomia administrativa e financeira dessas instituições.



É hoje!

A reforma política está na pauta na Câmara dos Deputados para hoje e deve ser votada. Os oito deputados federais por Mato Grosso não fecharam questão sobre o tema e a bancada chegará rachada ao plenário.


Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

19:44 Selma pede avião de Silval
19:44 PMDB tenta unir oposição a Taques
19:44 Após delação, empresário promete devolver R$ 80 mil aos cofres públicos
19:44 Silval recebeu propina da obra da Arena
19:42 MP pede condenação de 30 anos para Alan Malouf


19:42 CNJ investiga pagamento para servidores do TJ
18:56 30 obras paradas em Cuiabá
18:55 Catracas do terminal do CPA III serão retiradas
18:55 Sem plano, municípios de MT podem perder recursos
18:55 Obras e serviços estão comprometidos na UFMT
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°
TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2015