Quarta feira, 21 de agosto de 2019 Edição nº 15289 22/08/2019  












Salvação

O governador Mauro Mendes (DEM) se reuniu com um grupo de senadores e voltou a apelar para que o Senado apresente uma Proposta de Emenda à Constituição - a chamada “PEC paralela" – para inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência.



Possibilidade

Muitos Democratas, incluindo o atual presidente do diretório municipal – o Beto 2 a 1 -, dizem com todas as letras que não está descartada a possibilidade de apoiarem a reeleição de Emanuel Pinheiro em 2020.



Nomes 1

Mas, adiantam que a prioridade do partido é ter candidatura própria. Nomes não faltam: os secretários Gilberto Figueiredo (Saúde), Mauro Carvalho (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda) e Marcelo Padeiro (Infraestrutura).



Nomes 2

Além dos nomes do próprio secretariado de Mauro Mendes, ainda aparecem os nomes do ex-deputado Fábio Garcia e do ex-prefeito de Cuiabá Roberto França como possíveis candidatos para enfrentar Emanuel Pinheiro.



Convite

Por falar em Roberto França, o presidente da Assembleia Eduardo Botelho, lidera um grupo do DEM que vai convidar França para se filiar ao partido, de olho na eleição do próximo ano.



Pesquisa

Porém, o convite não dá garantias de que Roberto França seja o candidato do DEM ao Alencastro em 2020. RF é um dos possíveis candidatos. O ungido será aquele que tiver melhor nas pesquisas, no ano que vem.



Nova via

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a realização de estudo para identificar a possiblidade de ligação da Avenida do CPA com a República do Líbano, paralelo ao Centro Político e Administrativo.



Não bate

Os depoimentos dos delatores Alan Malouf e Permínio Pinto, no caso dos desvios na secretaria de Educação, no governo Taques, não andam batendo. Malouf diz que o conselheiro do TCE Guilherme Maluf recebeu dinheiro do esquema. Já Permínio disse que não.



Atores

Alan Malouf, apontado como o principal operador do esquema, é empresário e primo de Guilherme Maluf. Já Permínio era o secretário de Educação na época, 2015.



Pros

O presidente estadual do Pros, deputado estadual João Batista, não descarta uma aliança com o Podemos em Cuiabá na eleição do próximo ano. Porém, o objetivo do partido é emplacar a candidatura da superintendente do Procon Gisela Simona.



Podemos

Segundo João Batista, as duas siglas possuem pessoas comprometidas com a boa política, como é o caso do vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, que assumiu a presidência do Podemos de Cuiabá.



........

Desgaste

Os movimentos recentes do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e a PF (Polícia Federal) tiveram o efeito de ampliar o desgaste do ministro Sergio Moro (Justiça), que iniciou o governo sob o rótulo de "superministro" e agora se vê acossado pela perda de prestígio de aliados e de projetos defendidos por ele.

........





Homicídios 1

Menos da metade dos estados do país produz dados sobre a resolução de homicídios, de acordo com relatório divulgado pelo Instituto Sou da Paz. Mato Grosso está na quinta posição, com a resolução de 43,9% dos homicídios de 2016.



Homicídios 2

O Pará é o lanterna da lista, esclareceu 10,3% dos homicídios de 2016, seguido por Piauí (23,6%), Acre (27,5%), Paraná (31%) e Amapá (35,7%). No topo da lista estão Mato Grosso do Sul (73,2%), Santa Catarina (69,5%) e Rio Grande do Sul (58,4%).



Processos

A Controladoria Geral do Estado instaurou três processos administrativos de responsabilização para apurar o suposto envolvimento de 27 empresas em várias irregularidades.



Investigação

As empresas são investigadas por pagamento de propina e em contratos fictícios de cessão de créditos tributários do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entre os anos de 2012 e 2014.



Mestre

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, concluiu o mestrado em Administração Pública na Escola de Administração de Brasília.



Modelo

O tema da dissertação do conselheiro do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) implantado no TCE do Estado e que virou referência nacional para outras Cortes de Contas pelo país.



Nota 9,5

Novelli teve notas em média de 9,5. Afastado do TCE diante de acusações do ex-governador Silval Barbosa sem que nem mesmo tenham sido denunciados pelo Ministério Público Federal, o conselheiro e outros colegas seguem se qualificando profissionalmente.


Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

19:18 Saúde e Segurança mostram dificuldades
18:49 Maggi critica Governo Bolsonaro
18:49 BOA DISSONANTE
18:48 O ônibus, o sequestro e a segurança
18:47 Reflexões da vida


18:47 Um espetáculo atrás do outro
18:47 A complexidade do saneamento
18:46
18:46 Ingerências preocupantes
18:45 Biógrafo de Roberto Marinho terá que devolver R$ 200 mil à Companhia das Letras
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°
TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018