NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
ILUSTRADO
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, 00h:00

PANTANAL EM CHAMAS

"O Pantanal está sendo destruído, a Juma estaria pedindo socorro", diz Cristiana Oliveira sobre queimadas

Protagonista da novela de 1990 que será regravada pela Globo pede ação para combater os incêndios que ameaçam o bioma no Centro-Oeste

William Helal Filho
Da Agência Globo -Rio
Cristiana Oliveira

Trinta anos depois de viver Juma Marruá na novela "Pantanal", Cristiana Oliveira quer, mais uma vez, emprestar sua voz a uma onça. Não apenas à onça, mas ao jacaré, ao tuiuiu e às pessoas que vivem naquele bioma, agora ameaçado pelas queimadas que o próprio ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, define como "gigantescas". Ao buscar contato com voluntários que estão combatendo os incêndios na região, a atriz recebeu e compartilhou, nas suas redes sociais, vídeos que a fizeram chorar. São imagens e relatos de animais carbonizados, terrenos antes alagados que agora lembram o sertão e ribeirinhos molhando suas casas para que não sejam engolidas pelas chamas.

"Aquele lugar é um patrimônio mundial. Minha vida está particularmente ligada ao Pantanal por causa da novela, mas todos nós precisamos daquele ecossistema para respirar. E o que estamos vendo é o Pantanal sendo destruído pelo fogo. Por incêndios feitas pelo homem e que já devastaram 15% dessa nossa riqueza" afirma a artista, num tom de urgência semelhante ao de brigadistas em vídeos que circulam pelo WhatsApp. "A Juma estaria pedindo socorro, dizendo "ajuda nós", com aquele jeitinho dela".

Enquanto torce pelo sucesso do remake da novela da extinta Rede Manchete, anunciado recentemente pela Globo, a atriz quer aproveitar que os assuntos ligados à refilmagem estão em evidência para divulgar a importância de se preservar o bioma no Centro-Oeste do Brasil. Maior área úmida continental do mundo e lar de uma rica biodiversidade, o Pantanal vive um período de estiagem longo combinado a um número assustador de queimadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os incêndios na região cresceram 210% em comparação com o mesmo período do ano passado. São 14.489 focos de calor este ano, contra 4.660 registrados em 2019.

"Torço muito pelo remake, acho que a Globo, com sua competência e experiência, vai fazer um trabalho lindo. Mas também me sinto na obrigação de associar esse assunto à importância de se combater os incêndios" comenta a atriz. "Quando gravamos a novela em 1990, num local a cerca de 100km da cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, as queimadas já existiam, mas não tinham a proporção de hoje. Além disso, o Pantanal que eu conheci tinha períodos de seca e de chuva bem definidos, o que já não é mais a realidade".

Hoje aos 56 anos, Cristiana Oliveira viu sua carreira decolar após o êxito de "Pantanal", sua segunda novela. Desde então, ela teve papéis de destaque em diversas outras, além de filmes para o cinema e peças de teatro. Mas a atriz criou laços afetivos com aquela região. Nunca se esqueceu do pôr-do-sol pantaneiro ou do céu coberto de estrelas à noite. Nem de quando ia até o Rio Negro e contava mais de 20 jacarés. A artista carioca vem sofrendo à distância com imagens de animais mortos ou lutando por sobrevivência. Ela cogita ir ao Pantanal para ajudar a expor a situação, mas, enquanto isso não acontece, pretende colocar a boca no trombone de casa mesmo.

"As queimadas são obra de pessoas egoístas, que estão pensando só em dinheiro. É preciso puxar a consciência dos líderes para preservar o meio ambiente e combater o fogo na região, mas também dos cidadãos que provocam os incêndio", pondera Cristiana, que toma muito cuidado para não politizar o tema. "Não existe nem esquerda, nem direita. O que existe é o fato de que o mundo está perdendo um patrimônio natural fundamental. Que Pantanal vamos ter em 40 anos? É uma situação muito séria, que me dói o coração".

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL