NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 12 de Abril de 2021
ILUSTRADO
Quinta-feira, 04 de Março de 2021, 00h:00

YAMANDU COSTA

Em "Histórias do Violão", Yamandu Costa busca origens do tradicional instrumento

Na série Histórias do Violão, no canal de Music Box Brazil, o violonista sai em busca de curiosidades e raízes do violão

ELIANA SILVA DE SOUZA
Estadão Conteúdo

Uma instigante e deliciosa jornada por diversos locais e países, mas, com um propósito além da satisfação da viagem. De carona com o músico Yamandu Costa, o público vai conhecer e se deliciar com as mais incríveis histórias sobre o instrumento musical que ele tanto domina. Na série Histórias do Violão, que estreou na última terça-feira, 2, às 21h30, no canal de Music Box Brazil, o violonista sai em busca de curiosidades e raízes do violão.

Em cada um dos nove episódios, Yamandu Costa se aventura pelo mundo e passa por cidades do Japão, Espanha e América do Sul e, em cada uma, conversa com músicos profissionais e amadores, e ainda visita lojas e fábricas do instrumento musical. Em material visual e sonoro, o multi-instrumentista faz um registro pessoal, rodando pelos locais sem um roteiro prévio.

Na cidade espanhola de Cuenca, por exemplo, Yamandu tem a oportunidade de ter em mãos e poder dedilhar um modelo clássico da marca Vicente Carrillo, que construído há apenas algumas horas. Em Buenos Aires, o público pode observar Yamandu aprendendo diferentes marcações rítmicas do tango em violão de seis cordas. Nesse local, vai conhecer o músico amador Hugo Rivas, que se divide entre as apresentações nas ruas e a atividade de cabeleireiro. Na troca de experiências, o brasileiro convida Hugo para estar com ele em um concerto no clube de tradição tangueira Torquato Tasso.

 

Duas perguntas para Yamandu Costa:

 

P - Como surgiu a ideia da série?

YC - Me gera uma sensação muito grande. É uma série que deixa evidente como eu coloco meu ego de lado perante todas as situações que acontecem. É muito bacana a gente poder enxergar essa possibilidade. Acho que é um conceito que existe na internet e que é muito deturpado: você compartilhar coisas. Histórias do Violão não nasce com um intuito populista de entreter e atrair milhões de seguidores e views. É a vontade verdadeira de fazer com que a arte chegue a pessoas.

 

P - O que representou para ele fazer essa série?

YC - É como se fosse uma continuação da minha trajetória musical. Uma coisa que me chamou a atenção era a quantidade de coisas bacanas que acontecem, muito independente dos shows e daquela coisa toda que é nossa vida de badalação e correria. Realmente, não compartilhar esses momentos, eu ficava triste. Quando chegava de uma viagem e percebia que tinha ocorrido tanta coisa bacana e isso ficava somente em minha memória. Então, comecei a pensar muito nisso: 'nossa, como eu aprendo também'. Achei que seria oportuno registrar e dar a oportunidade das pessoas conheceram a cultura de outros países, não só da música, mas comportamento humano. Essa série acabou tendo muito esse papel. E é inesgotável, pois sou um cara muito curioso, que sempre que posso aprender uma coisa, estou compartilhando com as pessoas e é motivo de muita alegria.

 

Episódios:

 

Episódio 1 e 2: Argentina

 

3 e 4: Brasil

 

5: Colômbia

 

6. Japão

 

7. Uruguai

 

8 e 9: Espanha

 

SERVIÇO

 

Série Histórias do Violão com Yamandu Costa

 

Estreia: 2 de março

 

Novos episódios: terças-feiras, às 21h30

 

Reprises: quartas-feiras (9h30) e domingos (13h30)

 

Último episódio: 27 de abril

 

Temporada: 9 episódios de 27 minutos 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Você é a favor das medidas restritivas contra a Covid em MT?
Sim
Não
Em parte
As medidas deveriam ser mais duras
PARCIAL