NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 21 de Abril de 2021
ESPORTES
Quinta-feira, 08 de Abril de 2021, 10h:16

CAMPEONATO-PAULISTA

Federação Paulista apresentará novo plano para volta do futebol

ALEX SABINO, CARLOS PETROCILO E JOÃO GABRIEL
Folhapress - São Paulo
futebol

Em reunião nesta quarta-feira (7), representantes da FPF (Federação Paulista de Futebol) e Ministério Público conversaram sobre mudanças no protocolo sanitário para a volta do futebol no estado.
Os cartolas querem retornar com os jogos o mais rápido possível, de preferência neste fim de semana, mas os promotores evitaram se comprometer com isso.
"A nova compilação será encaminhada amanhã ao MP, que, com base nela, avaliará se as razões que fundamentaram a recomendação de suspensão do futebol permanecem atuais. De todo modo, a liberação da atividade esportiva é decisão do Governo do Estado por meio de outro decreto", diz nota divulgada pelo Ministério Público.
Os promotores fizeram pedidos sugeridos pela equipe médica que integra o Comitê de Crise do Ministério Público paulista.
A FPF prometeu enviar nas próximas horas um novo protocolo para ser avaliado. Se houver alguma mudança, ela deverá ser anunciada pelo governador João Doria (PSDB) na sexta (9).
Uma das ideias consideradas é que os jogadores fiquem isolados entre as rodadas, em quartos individuais em hotéis ou nos centros de treinamento. Geralmente, os clubes colocam os atletas em duplas.
No último dia 29, a FPF já havia elaborado um protocolo com regras mais rígidas do que as anteriores, entre elas a concentração permanente de atletas.
Um dos pedidos apresentados pelo Ministério Público nesta quarta foi que todas as pessoas envolvidas nos jogos sejam testadas para Covid-19 uma hora antes das partidas. A FPF considerou a medida impraticável.
Há também o temor de problemas como o que aconteceu no ano passado, quando jogadores do Red Bull Bragantino foram retirados da concentração horas antes das quartas de final contra o Corinthians para fazer novos exames. O motivo foi um erro cometido pelo Hospital Albert Einstein, que apresentou vários testes com falsos positivos. A federação apresentará um novo plano de testagem para atletas, comissão técnica e funcionários.
Os jogos do Campeonato Paulista não acontecem em São Paulo desde 14 de março. No dia seguinte, o estado entrou na fase emergencial por causa do aumento dos casos do coronavírus, e os eventos esportivos foram proibidos. A decisão foi tomada por Doria, após recomendação do Ministério Público.
As restrições dessa fase durariam inicialmente até 30 de março, mas foram prorrogadas até o próximo domingo (11) e podem ser novamente.
Nas últimas semanas, a federação tentou realizar partidas em outras regiões e conseguiu apenas duas: Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras foram disputadas em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Você aprova a descentralização da vacinação contra a Covid?
Sim. Já passou da hora
Não. Era melhor só no Centro de Eventos
Ainda está a desejar
O certo é utilizar todos os postos de Saúde
PARCIAL