NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 08 de Agosto de 2020
ESPORTES
Sábado, 11 de Julho de 2020, 15h:27

FUTEBOL INTERNACIONAL

Campeão mundial com a Inglaterra, Jack Charlton morre aos 85 anos

Da Folhapress - São Paulo
Jack Charlton, com a Taça Jules Rimet, comemora o título mundial inglês, em 1966

Jack Charlton, zagueiro da seleção da Inglaterra que venceu a Copa do Mundo de 1966, morreu aos 85 anos na sexta-feira (10). A família do ex-jogador confirmou o óbito neste sábado (11).
Segundo familiares, Jack estava em casa em Northumberland e cercado dos seus entes queridos. Ele é irmão mais velho de Bobby Charlton, 82, também campeão com a Inglaterra em 1966 e ídolo do Manchester United.
"É difícil expressar o orgulho que temos da extraordinária vida que ele teve e do prazer que levou a muitas pessoas em diferentes países e em toda trajetória de vida", afirma nota publicada pela família.
Ele lutava contra um linfoma e sofria de demência.
Pela seleção da Inglaterra, Jack fez 35 jogos e marcou seis gols. Participou, além da conquista inédita de 1966, da Copa do Mundo de 1970. A associação inglesa de futebol tem feito ao longo dia homenagens ao ex-zagueiro.
Jack defendeu o Leeds United por 23 anos entre as décadas de 1950 e 1970. Pelo clube, conquistou a Liga Inglesa de 1968/1969 e a Copa da Inglaterra de 1971/1972 sob comando do lendário treinador Don Revie.
Em sua trajetória pelo Leeds, Jack atuou em 773 partidas e fez 96 gols. É o nono maior artilheiro do clube do norte da Inglaterra e que está próximo de voltar à Premier League.
O Leeds lamentou a morte do seu ídolo no Twitter. Em comunicado, o clube se diz bastante entristecido ao receber a notícia de que "a lenda morreu durante a noite passada aos 85 anos, após uma longa doença".
"Charlton estabeleceu o recorde de 773 partidas pelo Leeds United durante um período de 23 anos como jogador e se tornou um dos melhores zagueiros de todos os tempos", diz a nota do clube .
Charlton também foi técnico da seleção da Irlanda entre 1986 e 1995 e passou a ser chamado de 'Saint Jack' ao conduzir o time às quartas de final da Copa do Mundo de 1990. Os irlandeses foram eliminados pela Itália, anfitriã daquele Mundial.
Na Copa de 1994, a segunda participação da Irlanda em Mundiais, o time de Jack também passou da fase de grupos e caiu nas oitavas diante da Holanda. A associação de futebol do país publicou nas redes sociais um vídeo de Jack, "o técnico que mudou o futebol irlandês para sempre, o homem que nos desafiou a sonhar".
O Manchester United, clube de seu irmão Bobby, também prestou sua homenagem a Jack. "Ficamos tristes ao saber da morte de Jack Charlton, irmão de Sir Bobby e membro da seleção inglesa", diz a nota do United.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Como você vê as acusações entre Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro sobre o caos na pandemia?
O governador é o culpado
O prefeito da Capital também tem culpa
Essa briga prejudica as ações de combate à Covid-19
É uma disputa político-eleitoral
PARCIAL