NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
ECONOMIA
Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021, 00h:00

EM QUATRO DÉCADAS

Produção agrícola avança 500% e área plantada outros 64%

O agronegócio brasileiro está entre os principais do mundo, atingindo altos níveis produtivos e sendo responsável por grande parte das exportações mundiais. Levantamento dos dados fornecidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de quatro décadas (1980 a 2020) comprova que a safra de grãos cresceu 506% e a área plantada avançou somente 64,2%. Nesse período, a produtividade deu salto de 303,8%. "Não apenas estamos produzindo mais, muito mais, como estamos produzindo melhor, muito melhor. A produtividade de grãos em geral saltou de 1.267 kg/ha para 3.849 kg/ha no período analisado", destaca Samuel Guerreiro, diretor de marketing da Brandt do Brasil, empresa de nutrição vegetal.

Guerreiro aponta o uso das mais modernas soluções em insumos, como fertilizantes especiais, adubos, defensivos agrícolas e o melhoramento genético, além do plantio direto, maquinário e inovação tecnológica, entre outros itens, para justificar o explosivo aumento da produção de alimentos, sem uso de mais áreas. "O agro brasileiro é um exemplo de produção sustentável. Nos últimos 40 anos, a área plantada saltou de 40,2 milhões de hectares para 66 milhões/ha. Estamos produzindo cinco vezes mais com o uso de somente 25,8 milhões ha a mais. O segredo está no produtor brasileiro, pois não basta a indústria trazer novas tecnologias, é preciso consciência, profissionalismo e busca contínua por altos resultados por parte dos produtores, os quais abrem as porteiras de suas propriedades para as inovações.”

O diretor da Brandt do Brasil destaca o papel dos fertilizantes especiais no sucesso da produção agrícola brasileira. "Nosso país utiliza o que há de mais avançado em tecnologia em nutrição. Com isso, temos a convicção de oferecer aos produtores rurais a tecnologia certa, que garante a absorção e translocação pelas plantas de cada componente dos produtos BRANDT, atuando diretamente na fisiologia das culturas e sendo indispensáveis na agricultura profissional que busca altos rendimentos".

Os fertilizantes foliares são insumos essenciais para a correta nutrição vegetal. Como outros seres vivos, as plantas também necessitam de nutrientes para o seu desenvolvimento. "Além do solo, luz solar e água, é necessário o uso de fertilizantes, onde o produtor deve se atentar não apenas em aplicar os nutrientes, mas sim garantir sua absorção e metabolização pelas plantas".

"Além de deter o conhecimento da demanda da cultura, escolha do produto, dose utilizada e forma de aplicação", recomenda. "Devemos ter a certeza de que estamos realmente nutrindo as plantas e não apenas aplicando nutrientes, e isso só se faz verdade quando a fisiologia vegetal é levada em conta no desenvolvimento dos produtos, que atuarão em sintonia com o metabolismo vegetal, entregando alta eficiência e proporcionando grandes resultados”, pontua Guerreiro. 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Qual o melhor modal de transporte público para Cuiabá e VG?
Prefiro o VLT
O BRT é melhor
Nenhum dos dois
Deveriam melhorar o atual sistema de ônibus
PARCIAL